SóProvas


ID
5082937
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A fibrilação atrial caracteriza-se por excitação de alta frequência do átrio, que resulta em contração atrial dessincronizada e irregularidade da excitação ventricular. A maioria dos casos de fibrilação atrial não é genética e está relacionada a doenças cardiovasculares subjacentes. Normalmente, um gatilho inicial excita um foco ectópico nos átrios, mais comumente em torno da área das veias pulmonares, e permite um disparo não sincronizado de impulsos elétricos, levando à fibrilação dos átrios.


Com relação a esse assunto, julgue o item a seguir.

A fibrilação atrial persistente é aquela na qual a cardioversão falhou ou na qual se optou pela não reversão.

Alternativas
Comentários
  • A FA persistente é caracterizada como a fibrilação contínua e sustentada por mais de 7 dias, com necessidade de reversão ativa (cardioversão química ou elétrica) para recuperar a estabilidade cardíaca. Destaca-se que a cardioversão química é menos efetiva para pacientes que se enquadram nesta condição. Não somente, quanto maior a duração do ritmo de FA no paciente, menor a efetividade da cardioversão elétrica.
  • CLASSIFICAÇÃO: – FA paroxística: É aquela que é revertida espontaneamente ou com intervenção médica em até 7 dias de seu início. – FA persistente: Duração maior que 7 dias e menor que 1 ano. – FA Persistente de longa duração: FA com duração maior que 1 ano. – FA permanente: Casos em que as tentativas de reversão ao ritmo sinusal não serão mais instituídas. – FA não valvar: FA na ausência de estenose mitral reumática, válvula mecânica ou biológica e plastia mitral prévia.