SóProvas


ID
5082964
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma enfermeira está recebendo o plantão na Ala pediátrica de um hospital de grande porte do Distrito Federal e é surpreendida por uma genitora que começa a gritar no corredor, referindo que o respectivo filho, de 2 anos de idade, possui encefalopatia e diagnóstico prévio de pneumonia aspirativa e está ficando roxo. Imediatamente a profissional dirige-se ao leito, verifica que a criança está em gasping e inicia as manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP).

Com relação a esse caso clínico e aos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

Para os pacientes em parada respiratória, a ventilação de resgate ou a ventilação com bolsa-máscara deverá ser mantida até que a respiração espontânea retorne, e as medidas de suporte básico de vida em pediatria (SBVP) ou suporte avançado de vida em pediatria (SAVP) padrão devem continuar se o retorno da respiração espontânea não ocorrer.

Alternativas
Comentários
  • CURIOSIDADE:

    Durante compressões torácicas em lactentes e crianças (abaixo da idade da puberdade ou < 55 kg), a profundidade de compressão do tórax é um terço do diâmetro anteroposterior. Isso é de cerca de 4 a 5 cm. Em adolescentes ou crianças > 55 kg, a profundidade de compressão recomendada é a mesma que em adultos, i.e., 5 cm a 6 cm.