SóProvas


ID
50839
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Julgue os itens seguintes, que tratam de administração de
material, administração de recursos humanos e administração
financeira.

Caso o mercado de trabalho esteja em situação de oferta, o gestor de recursos humanos terá a expectativa de que o recrutamento de pessoal apresentará rendimento elevado.

Alternativas
Comentários
  • Questão muito mal elaborada em minha opinião. Tudo depende de qual oferta estamos falando. Se oferta de mão-de-obra, significa que o recrutador terá uma quantidade maior de opções para o preenchimento de uma vaga. Com mais opções, as chances de que uma vaga seja preenchida por um candidato que atenda a um o maior número de requisitos também é maior.Se pelo contrário a oferta for de postos de trabalho, vagas de emprego, isto significa que o recrutador terá menor amplitude de candidatos para sua escolha, o que muitas vezes o força a aceitar um candidato não tão qualificado, apenas para o preenchimento da vaga. Ou até mesmo, não preencher a vaga por falta de mão-de-obra qualificada.
  • No mercado de trabalho, a oferta é sempre do trabalhador. O trabalhador oferta a força de trabalho e a empresa demanda o trabalho.
  • Tenho visto questões muito mal elaboradas de Gestão de Pessoas. Nesta aqui o examinador pergunta sobre um critério altamente subjetivo do gestor (a expectativa).
  • Esta questão utiliza um termo ("mercado de trabalho em oferta") adotado por Chiavenato. "Mercado de trabalho em oferta", significa, para o autor, oferta de emprego, mas poucos canditados que atendam as necessidades do cargo. Logo, o processo de recrutamento não conseguirá captar uma grande quantidade de candidatos para o processo de seleção. Desta forma, este procedimento não apresentará um rendimento elevado. Sendo este o motivo que torna a questão errada.
  • Ao meu ver a questão não está mal elaborada....é só um questão de interpretação. Quando o mercado de trabalho está em situação de oferta, quer dizer que tem muitas vagas de emprego na sociedade, se há muitas vagas, os possíveis candidatos serão divididos, cada um vai na empresa que quiser, fazendo com que cada empresa capte poucos candidatos e quando menos candidatos, menos a chance de encontrar o perfil procurado. Consequentemente o recrutamento terá seu rendimento reduzido.

  • Ao meu ver, a questão não está mal elebora, para resolvê-la deve-se buscar o raciocínio da demanda e oferta. Se há muitas vagas, a tendência é que a organização perca em qualidade, tendo seu rendimento abaixo do esperado. Basta fazermos uma analogia com um concurso público, quanto maior o número de vagas ofertadas, menor será a nota pra passar.

     

  • O recrutamento terá critérios mais flexíveis quando o mercado de trabalho estiver em oferta.

    Caso o mercado de trabalho esteja em procura, os critérios a serem adotados serão mais rigorosos.

  • Assim não é possível. Qualquer manual de economia do trabalho define a oferta de trabalho no mercado como a oferta de mão-de-obra do trabalhador, justamente o oposto do conceito utilizado na questão, que é o reproduzido pelo senso comum, em que se remete a oferta de trabalho à oferta de emprego por parte do empresário.

  • Essa questão quebra a perna de qualquer candidato. 

    "Mercado de trabalho em situação de oferta" - Organizações ofertam muitas oportunidades;

    "Mercado de trabalho em situação de demanda" - Oportunidades escassas. 
     

  • Quando o mercado de trabalho está em oferta, quer dizer que existem mais vagas ofertadas do que pessoas para preenche-las. Com isso, ao fazer um processo de recrutamento, o gestor de RH além de ter dificuldades em preencher todas essas vagas disponiveis, as pessoas recrutadas provavelmente não terão grandes competencias e habilidades desejadas pela organização, fazendo com que o processo de recrutamento tenha um baixo rendimento.

  • Gabarito: ERRADO.
    Caso o mercado de trabalho esteja em situação de oferta PROCURA, o gestor de recursos humanos terá a expectativa de que o recrutamento de pessoal apresentará rendimento elevado.

     

    Quando o MERCADO DE TRABALHO está em situação de OFERTA, significa que: há poucos candidatos e muitas vagas. Quando o MERCADO DE TRABALHO está em situação de PROCURA, significa que: há muitos candidatos e pouca vaga. Aí sim, nesta última situação o recrutador terá a expectativa de rendimento elevado, pois o universo de candidatos é maior, aumentando essa probabilidade de rendimeto.

    Bons estudos para nós!
     

  • Item errado.

    Para um entendimento melhor do item vamos ver algumas diferenças entre Mercado de Trabalho e Mercado de RH:
    Mercado de Trabalho em Oferta: Excessiva quantidade de vagas e ênfase no recrutamento interno, há mais vagas disponíveis.
    Mercado de Trabalho em Procura: Insuficente quantidade de ofertas de vagas e ênfase no recrutamento externo, há menos vagas disponíveis.
    Mercado de RH em Oferta: Excessiva quantidade de candidatos e competição de candidatos para obter emprego.
    Mercado de RH em Procura: Insuficiente quantidade de candidatos e falta de competição entre candidatos para obter emprego.
    Diante disso, para resumir, quando o mercado de trabalho estiver em situação de oferta a tendência é o processo de recrutamento ser medíocre e de baixo desempenho tendo em vista que existe poucos candidatos para muitas vagas, isso quer dizer, o processo de seleção será mais resumido, com menor possibilidade de achar o candidato mais adequado para referida vaga pois há menor redução de exigências dos candidatos.
    Logo, não confundam com os conceitos de economia a respeito de "mão de obra", a assertiva diz respeito de vagas. Lembrem-se que a disciplina é Gestão de Pessoas muito mais específica que a de Economia.

  • nâo achei mal elaborada.pois quando fala-se de mercado de trabalho em expansão ou oferta,logo é vaga.
    quando fala-se de mercado de rh,logo é mão de obra ofertada.
  • Uma visão de economista (que é superior ao do Administrador....rs...brincadeira):

    O mercado é do que? é de tangerina? O mercado está em situação de oferta ou de demanda, ou seja, tem-se oferta ou demanda de tangerina???  Se op mercado de tangerina é de oferta, é possível dizer que tem tangerina d+ no mercado.....tá até estragando!!  A expectativa do produtor é que vai diminuir o preço!!!

    O mercado de trabalho é de oferta? Então há oferta de trabalho = relativa escassez de procura (não há mão de obra). É o que acontece no setor de construção civíl de muitas cidades hj no Brasil, o mercado de trabalho é de oferta, por isso, não só a expectativa, como a realidade, é que o valor da hora/trabalho do pedreiro tá bem alto!!!

    De outra maneira, O mercado de RH é de oferta? Então há oferta de recursos humanos = relativa escassez de gente empregando recursos humanos!!!

    É só pensar: o mercado é de quê?

    Assim, a questão não foi nsubjetiva! Tem que analisar sob o ponto de vista de qual mercado está se falando! 

    Não sei se ajudei ou compliquei....seja lá o que for, ambas são funções do economista !!!!
  • Mercado de Trabalho = Ofertas de Vagas

    Mercado de Recursos Humanos = É a procura por essas vagas, são pessoas procurando vagas

      Então, se o mercado de trabalho está em situação de oferta, logo existem muitas vagas para os candidatos escolherem e o gestor de recursos humanos não poderá ter a expectativa de que o recrutamento de pessoal apresentará rendimento elevado, na verdade este tenderá a ser baixo porque as pessoas terão opções de outras vagas e empresas.



    Aula do Prof. Marcelo Marques do Concurso Virtual
  • Mercado de trabalho em oferta     
    - excessiva quantidade de vagas    
    - competição entre as empresas para obter candidatos
    - intensificação dos investimentos em recrutamento       
    redução das exigências aos candidatos          
    - intensificação dos investimentos em treinamento       
    - ênfase no recrumentamento interno         
    - políticas de fixação do pessoal       
    - orientação para as pessoas e para seu bem-estar        
    - intensificação dos investimentos em benefícios sociais. 


    Fonte: Idalberto Chiavenato, Gestão de Pessoas, terceira edição, editora: Campus.

  • QUESTÃO: "Caso o mercado de trabalho esteja em situação de oferta, o gestor de recursos humanos terá a expectativa de que o recrutamento de pessoal apresentará rendimento elevado." ERRADO!
     
        Assim como alguns colegas já falaram:
    •     Mercado de trabalho em oferta: vagas > candidatos = recrutamento com rendimento baixo.
      • Quando se tem mais vagas do que candidatos, fatalmente, a empresa terá que contratar alguns candidatos menos qualificados do que gostaria, isto é, o recrutamento apresentará rendimento baixo
        • Ex.: Tenho 13 vagas para técnico de informática com especialidade em JAVA, e no mercado consta apenas três candidatos com + ou - 6 anos de experiência, mas todo o resto são, apenas, recem formados; logo, apesar de o gestor de RH desejar todos com muita experiência, por falta de candidatos, terá que contratar os recém formados, uma vez que a ofeta de candidatos é pouca.
        Para o recrutamento apresentar rendimento elevado, o senário teria que ser: Mercado de RH ou mercado de candidatos > que o número de vagas. Dessa forma, usando o exemplo acima ("13 vagas para técnico de informática com especialidade em JAVA"), inevitavelmente, haverá mais candidatos que preencherão os requisitos desejados pela organização (haverá mais de três candidatos com maior experiência desta vez), de sorte que, a empresa não precisará contratar os recém formados; por isso, o recrutamento apresentará rendimento elevado!  
  • Chiavenato (1999) afirmaque Mercado de Trabalho (MT) é composto pelas ofertas de oportunidades de trabalho oferecidas pelas várias organizações existentes.
    Quando o MT está em situação de oferta (oportunidades de trabalho maiores do que a oferta de mão-de-obra), as empresas têm dificuldades de encontrar profissionais disponíveis.
    Quando o mercado de trabalho está em situação de procura(oportunidades de trabalho são menores que a oferta de mão-de-obra), as empresas se vêm diante de um recurso fácil e abundante.

    Daí se chega a conclusão que a questão está errada, pois o recrutador terá baixo rendimento em seu recrutamento.
     

    http://www.portaleducacao.com.br/psicologia/artigos/15674/recrutamento-de-pessoas#ixzz2hKCzfz9a
  • O mercado de trabalho também é chamado de mercado das VAGAS de trabalho.

    Quando está em oferta, significa dizer que têm muitas vagas disponíveis.

    Quando está em procura, significa dizer que têm poucas vagas disponíveis.
  • O cespe cada hora diz uma coisa:

     

    CESPE/2012/TJ-AC

    O investimento em recrutamento poderá ser reduzido caso o mercado de trabalho se encontre em procura de profissionais.
    Gabarito: certo

  • Meio LÓGICA

    Se lá fora tem muita oferta é claro que NÃO terá expectativa de que o recrutamento de pessoal apresentará rendimento elevado. Pois tem muita vaga lá fora.

    Agora se não tem muita vaga lá fora (COMO HOJE) aí sim será elevado a expectativa apresentará rendimento alto.

     

     

    Me corrijam se eu estiver errada

  • Alexandre furiati, o mercado de trabalho pode se encontrar em duas situações: Em oferta e em procura.

     

     

    Mercado de trabalho em oferta: Há uma grande demanda do mercado por profissionais de um determinado setor (Exemplo: Setor de Tecnologia). Diversas organizações estão ofertando vagas para recrutar tais profissionais causando, naturalmente, uma competição entre elas. Uma consequencia causada por essa situação é o alto investimento em recrutamento, devida a dificuldade em recrutar tais profissionais.

     

     

    Mercado de trabalho em procura: É basicamente o oposto do mercado de trabalho em oferta. Há pouca demanda do mercado em um determinado setor, ou seja, há poucas vagas para muitos candidatos. Naturalmente isso ira desencadear uma competição entre os candidatos. Quando o mercado de trabalho estiver nessa situação irá haver uma redução nos investimentos em recrutamento, visto que há uma maior facilidade em contratar profissionais desse setor. 

     

     

    A questão que você colocou nos comentarios está correta. 

  • GABARITO ERRADO 

    mercado de trabalho:

    oferta - muita vagas

    procura - poucas vagas 

    mercado de recursos humanos:

    oferta - muitos candidatos 

    demanda - poucos candidatos

  • Vou especular aqui:

     

    Para mim o rendimento de um processo de recrutamento seria a razão entre o número de candidatos captados/recrutados  e o número de candidatos aptos para ocupar a vaga.   Ou seja , se recrutamos 100 pessoas , e as 100 pessoas possuem as competências que queremos selecionar , o recrutamento teve elevado rendimento.  Agora , se recrutamos 200 pessoas , e apenas 100 delas são adequadas ao cargo , o rendimento deste segundo processo foi menor , embora tenha recrutado uma quantidade maior de pessoas.

     

    Analisando a questão , realmente o gestor esperaria um rendimento BAIXO em caso de mercado de trabalho em oferta. Basta analisarmos que se um universo de N pessoas estavam procurando emprego no dia do recrutamento , é de se esperar , com muitos postos de trabalho , que o recrutamento atraísse uma pequena fração deste universo de N pessoas , o que comprometeria a qualidade e a DIVERSIDADE dos candidatos captados , culminando em uma chance maior de que os potenciais candidatos para ocupar as vagas ficassem de fora deste universo captado , reduzindo o rendimento do processo.

  • Vou tentar clarear porque oferta e procura de mercado de trabalho e mercado de rh pode confundir.

     

    Mercado de trabalho: ofertas de trabalho

     

    Em oferta                                                               Em procura

    Muitas vagas                                                         Poucas vagas

     

     

    Mercado de Rh: pessoas aptas a trabalhar

     

    Em oferta                                                             Em procura

    Muita gente desempregada                              poucos candidatos

    disponível

     

     

    Pra não confundir, pense assim: o que está em oferta é porque tem muito. O que está em procura é porque está em falta, tem pouco

                                                          O que mercardo de rh? Gente 

                                                          O que é mercado de trabalho? Trabalho

  • Uma matéria com subjetividade demais.

  • Se tem muitas vagas, significa que temos poucas pessoas no mercado para ocupar, logo o processo de seleção não será tão rigoroso.

  • LEI DA OFERTA:

    Mercado de Trabalho - Muitos postos vagos e poucas pessoas interessadas;

    Mercado de Pessoas - Muitas pessoas interessadas e poucos postos vagos.

  • Gab: ERRADO

    Pessoal, durante o estudo de vocês, treinem para focar nas palavras-chave das questões. Depois que aprendi a desenvolver isso em minha rotina, o processo de aprendizado e de acertar questões melhorou muuuuito. Veja como aplicar...

    1. Na teoria sabemos que o MT está em situação de oferta quando há abundância de vagas, correto!? Sim.
    2. quando ele está em situação de PROCURA, os trabalhadores que são abundantes, correto!? Sim.

    Assim, gravaremos o seguinte...

    1. Mercado de Trabalho:
    • EM PROCURA - Há + EMpregados e - VAgas;
    • OVERTA (oferta) - Há + VAGAS e - EMpregados.

    Portanto, se o mercado está em situação de OFERTA, o gestor terá BAIXA expectativa em seu recrutamento, visto que "EM OFERTA" há muitas VAGAS e poucos CANDIDATOS. Por outro lado, em situação de PROCURA, muitos CABDIDATOS e poucas VAGAS. Note que é uma variável inversamente proporcional. Assim, gabarito errado.

    ------------

    FONTE: Meu resumo de Gestão de Pessoas, pág 14.. Estou vendendo meu material de GP que contém toda essa explicação detalhada. Adquira aqui o seu:Linktr.ee/soresumo na promoção.