SóProvas


ID
5086603
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece conhecimentos, competências e habilidades a serem desenvolvidos pelos estudantes ao longo da educação básica. Esses constructos fornecem caminhos para a elaboração de currículos de forma integrada, de forma a permitir a aproximação entre disciplinas, metodologias, conteúdos, cotidiano social e experiências vivenciadas, o que transforma a aprendizagem em algo significativo e sempre em movimento. A respeito da integração curricular, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Esta questão exige conhecimentos sobre Integração Curricular.

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    Durante a educação básica, é necessário seguir o que está expresso na BNCC, a qual fornece meios para que haja uma integração curricular no processo de ensino e aprendizagem. Sabendo disso, vamos analisar cada alternativa para assinalarmos a correta.

     

    A) Mesmo que os equipamentos não sejam ideais, desde que tenham uma boa velocidade de conexão, fica garantida a integração gradativa das TDIC ao currículo.

    Errada! Para haver a integração das TDIC (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) ao currículo, é necessário que haja uma boa manutenção dos equipamentos a serem utilizados, além disso, eles precisam ser ideais para o uso, não se limitando a uma boa conexão de internet.

     

    B) A integração curricular envolve apenas duas dimensões: a cultura em que os estudantes e a escola estão inseridas; e a realidade vivenciada pelo estudante no seu cotidiano social.

    Errada! Seguindo o pensamento de Beane (2003), a integração curricular envolve quatro dimensões: 1) a integração das experiências; 2) a integração do conhecimento; 3) a integração social; e 4) a integração como concepção curricular. Portanto, realmente, a alternativa está incorreta.

     

    C) A incorporação das TDIC e a experiência de uso educacional são fatores que favorecem a integração curricular, porém, devido aos baixos índices de acesso à Internet em muitas escolas brasileiras, essa prática ainda não se apresenta na realidade.

    Certa! Segundo dados recentes (de 2020), 29% das escolas do Brasil não possuem acesso à internet. Além disso, 55% das escolas públicas que possuem acesso, não possuem uma boa conexão. Com base nesses dados, podemos concluir que no Brasil, existem muitos casos de escolas com dificuldades para acessar a internet, e, consequentemente, utilizar as TDIC na integração curricular.

     

    D) A possibilidade de integração curricular deve-se à articulação de três fatores unicamente: o conhecimento escolar, as TDIC e as experiências docentes.

    Errada! O conhecimento escolar, as TDIC e as experiências docentes, certamente, são fatores que contribuem com a integração curricular, no entanto, não são os únicos (o acompanhamento do processo por meio de reuniões periódicas e a formação continuada dos profissionais envolvidos são outros exemplos de fatores que contribuem). Portanto, a questão erra ao afirmar que são unicamente três fatores.

     

    E) A construção do conhecimento sobre integração curricular implica a realização de uma estrutura por disciplinas, conservando-se os diferentes conhecimentos disciplinares enquanto produção escolar.

    Errada! A construção do conhecimento sobre integração curricular implica na concepção de um conhecimento relacional entre diversas disciplinas, em que as áreas do conhecimento possam ser apreendidas com maior integração.

     

     

    GABARITO DO PROFESSOR: ALTERNATIVA "C".
  • A incorporação das TDIC e a experiência de uso educacional são fatores que favorecem a integração curricular, porém, devido aos baixos índices de acesso à Internet em muitas escolas brasileiras, essa prática ainda não se apresenta na realidade.

  • C - A incorporação das TDIC e a experiência de uso educacional são fatores que favorecem a integração curricular, porém, devido aos baixos índices de acesso à Internet em muitas escolas brasileiras, essa prática ainda não se apresenta na realidade.