SóProvas


ID
50881
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito dos procedimentos administrativos, julgue o item
subsequente.

Para que ocorra a expedição de documentos, os setores de trabalho devem encaminhar o original, acompanhado de uma cópia, ao setor de protocolo, que faz o devido registro, arquiva o original e expede a cópia do documento ao destinatário.

Alternativas
Comentários
  • Expedição é a remessa da correspondência interna ou externa (documentos produzidos ou recebidos) no âmbito da Administração Pública Federal. O Controle da expedição ou da distribuição, tramitação se dará no sistema de protocolo que poderá ser manual ou informatizado e não por meio da guarda do original e envio da cópia.
  • Na expedição (distribuição) geralmente são adotadas as seguintes atividades:1) Receber a correspondência;2} Verificar se não faltam folhas ou anexos;3) Numerar e completar a data, no original e nas cópias;4) Separar o original das cópias;5) EXPEDIR O ORIGINAL COM OS ANEXOS;6) ENCAMINHAR AS CÓPIAS, ACOMPANHADAS DOS ANTECEDENTES QUE LHES DERAM ORIGEM, AO ARQUIVO.
  • o setor de protocolo registra, mas nao arquiva, envia para o setor de arquivamento.e os originais q sao expedidos.
  • Atenção! Não misturem as ordens.

    Protocolo– que inclui como setores de recebimento e classificação:

    Recebimento e Classificação - Receber, separar e distribuir as correspondências oficiais das particulares; Apor carimbo de protocolo – numerador/datador, sempre que possível, no canto superior direito do documento; anotar abaixo do número e da data a primeira distribuição e o código de assunto, se for o caso; elaborar o resumo do assunto a ser lançado na ficha de protocolo; encaminhar os papéis ao setor de registro e movimentação etc.;
    Registro e Movimentação - Preparar  ficha de protocolo, em duas vias anotando: número de protocolo, data de entrada, procedência, espécie, número e data do documento, código e resumo do assunto, primeira distribuição; anexar a segunda via da ficha ao documento encaminhando-o ao seu destinatário; arquivar as fichas do protocolo em ordem numérica; encaminhar os documentos aos respectivos destinos, de acordo com despacho de autoridade competente; etc.

    Expedição– que como rotina receber a correspondência enviada do protocolo; verificar se não faltam folhas ou anexos; numerar e completar a data, no original e nas cópias; separa original das cópias; expedir o original, com os anexos se for o caso, pela ECT, malotes ou em mãos; Encaminhar as cópias, acompanhadas dos antecedentes que lhes deram origem, ao setor de arquivo.

    Arquivar– a função primordial dos arquivos é disponibilizar as informações contidas nos documentos para tomada de decisão e comprovação de direitos e obrigações. Para se alcançar tais objetivos é necessário à utilização de método que veremos mais à frente.

    Empréstimo e consulta– sem dúvida é uma das atividades nobre dos arquivos, pois todo o trabalho arquivístico, do recebimento ao arquivamento, é desenvolvido visando à recuperação rápida e completa da informação. De modo geral, os documentos só podem ser consultados ou cedidos, por empréstimo, aos órgãos que os receberam ou produziram, aos órgãos encarregados das atividades a que se referem os documentos e às autoridades superiores, na mesma linha hierárquica.  Recomenda-se, salvo alguns casos, que os documentos não sejam retirados das pastas para empréstimo, para facilitar o profissional deve colocar uma “Guia fora” no lugar, informando onde se encontra o documento. A utilização da “guia fora” facilita o rearquivamento e possibilita a cobrança das pastas não devolvidas no prazo estipulado.

    Destinação– Há documentos que freqüentemente são usados como referência, há outros aos quais se faz referencia com menos freqüência ou quase não são usados e ainda aqueles que, após a conclusão do assunto, não sofrem nenhum uso ou referência.

    Devido a essas diferenças relativas ao valor e à freqüência de uso dos documentos, a avaliação, a seleção, a eliminação de documentos devem ser cuidadosamente estudadas, planejadas e implantadas.

    Então, a questão erra ao afirmar que após expedição  os documentos vão para o protocolo e que se arquiva original e exdede a cópia do documento original.

    Espero ter ajudado!

  • A cespe repete questões muitas das vezes. NO mesmo ano ela fez uma questão identica no concurso da polícia federal para o cargo de escrivão.
  • PROTOCOLO NÃO ARQUIVA

  • ERRADO

     

    Protocolo não arquiva e não despacha.

  • Deixa eu organizar o comentário do fcogladson sobrenome:


    Na expedição (distribuição) geralmente são adotadas as seguintes atividades:

    1) Receber a correspondência;

    2) Verificar se não faltam folhas ou anexos;

    3) Numerar e completar a data, no original e nas cópias;

    4) Separar o original das cópias;

    5) EXPEDIR O ORIGINAL COM OS ANEXOS;

    6) ENCAMINHAR AS CÓPIAS, ACOMPANHADAS DOS ANTECEDENTES QUE LHES DERAM ORIGEM, AO ARQUIVO.


    *** Pelo visto, a questão misturou a ordem. Portanto, a expedição do original é a quinta etapa da distribuição.


    --


    Gabarito: errado

    Fonte: comentário do fcogladson sobrenome.

  • Alêm do erro da parte de arquivar,não teria outro erro?

    arquiva o original e expede a cópia do documento ao destinatário.

    Nessa parte não seria o contrário? Não é o original que é expedido?

    -------------

    Outra coisa que nunca consegui achar a resposta.

    Expedição é uma função do protocolo ou é mais um SETOR da instituição?

    A colega na resposta disse que é mais um setor(e já vi em outros lugares isso tb).....Mas já li tb livros afirmando que expedição é apenas uma função do Protocolo(e não um setor inteiro)