SóProvas


ID
5089591
Banca
FACET Concursos
Órgão
Prefeitura de Capim - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os distúrbios metabólicos no paciente adulto têm causas distintas, mas que podem provocar situações de atendimentos de urgência significantes. O Hipotireoidismo e o Hipertireoidismo são duas faces da mesma moeda, representam alterações antagônicas oriundas da mesma glândula (Tireoide). Sendo assim, analise as assertivas abaixo e marque V para Verdadeiro e F para Faso:

( ) Os possíveis sinais e sintomas apresentados por um paciente que desenvolve hipotireoidismo são letargia, fadiga extrema, raciocínio lento, lentidão das funções corporais, queda de cabelo, pele seca, unha quebradiça.
( ) Os exames de escolha para o diagnóstico das doenças da glândula tireoide são dosagem sérica do TSH, T3 e T4 (laboratorial), ultrassonografia.
( ) A Doença de Graves é uma doença autoimune contra o receptor do hormônio TSH.
( ) O hipetireoidismo é definido como o aumento na produção dos hormônios tireoidianos e o hipotireoidismo é a diminuição desta produção.
( ) Os hormônios Triíodotironina (T3) e Tiroxina (T4) atuam para a produção e para a formação dos hormônios da tireoide.

De acordo com as assertivas acima, assinale a alternativa com a sequência correta:

Alternativas
Comentários
  • A tireoide tem como função produzir, armazenar e liberar hormônios da circulação sanguínea. Os principais hormônios produzidos pela tireoide são os triiodotironina (T3), tiroxina (T4) e a calcitonina. Esses hormônios controlam o metabolismo e equilíbrio entre todos os sistemas do corpo (homeostase)