SóProvas


ID
5091193
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia o texto abaixo.

Desde o início de setembro de 2019, o Brasil está unido no combate ao crime ambiental que atinge o litoral do País. A ocorrência é inédita na história brasileira, pela extensão geográfica e duração no tempo. Mais de 4.000km de extensão de nossas costas foram atingidos por óleo, em algum momento, nesse período. A Marinha do Brasil atua, diuturnamente, desde a primeira ocorrência, na contenção e neutralização dos efeitos danosos à natureza e à população. Grupos de pesquisadores e cientistas de todo o País (Coordenação Científica do Grupo de Acompanhamento e Avaliação) vêm trabalhando em diversas áreas, como modelagem numérica e sensoriamento remoto, avaliação de fatores bióticos e abióticos, avaliação de impactos socioeconómicos, e estudo das áreas protegidas, praias, mangues e recifes.

Em relação à presença do óleo nos oceanos, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • realmente administraçao e informatica nao tem nada a ver . IRONIA

  • A questão aborda o combate ao crime ambiental que atinge o litoral, pelo óleo ter atingido muitos km de extensão da costa, além de tentar neutralizar e conter efeitos que podem ser danosos à natureza e à população. Várias são as consequências de um vazamento do petróleo, que é uma mistura oleosa menos densa que a água. Os ecossistemas marinhos são diretamente afetados pela turbidez (dificuldade de ultrapassar a luz) por conta da fotossíntese que é realizada pelos vegetais marinhos. Como os produtores (fitoplânctons) necessitam da luz solar para absorver a energia, a turbidez da água causada pela camada oleosa flutua na superfície e afeta negativamente essa passagem de luz, diminuindo a incidência solar e, consequentemente, a realização da fotossíntese por esses organismos. O zooplâncton se alimenta de fitoplâncton, acarretando danos aos demais níveis tróficos das cadeias alimentares marinhas presentes no ecossistema. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011)
    Em relação à presença do óleo nos oceanos, é correto afirmar que:

    A) esse glicídio é insolúvel à água, afetando os seres vivos presentes. O óleo é um lipídio (gordura) insolúvel em água, os glicídios são carboidratos (açúcares) e solúveis em água. Incorreta.

    B) o zooplâncton não é afetado por esse lipídeo. Todos os animais, vegetais e microrganismos marinhos são afetados de alguma forma por esse óleo (lipídio). Incorreta.

    C) impede a passagem de luz, afetando o fitoplâncton. O óleo na superfície das águas afeta a realização da fotossíntese, pois ele impede a passagem de luz solar, dificultando a sobrevivência do fitoplâncton (seres fotossintetizantes). CORRETA.

    D) o ecossistema não é afetado, pois o óleo fica somente na superfície. Todo o ecossistema é afetado, por conta da redução na passagem de luz para os oceanos, afetando os produtores das cadeias alimentares presentes (algas e fitoplânctons). Incorreta.

    E) o óleo é uma substância inorgânica que se associa aos sais minerais. O óleo é um composto orgânico (lipídio) formado por ácidos graxos e glicerol, não se associa a sais minerais. Incorreta.

    Gabarito do Professor: Letra C.

  • óleo não é glicídio, procede?
  • Sim, o óleo é um lipídio.

  • É útil. Rs. Hoje eu trabalho implementando um novo sistema no meu órgão e para coordenar o projeto eu tenho muitas reuniões de T.I. Para que o pessoal da T.I. operacionalize direitinho o que a minha gerente negocial precisa eu tenho que conseguir me comunicar com clareza - inclusive tecnicamente - com o pessoal da T.I. E isso só é possível pelo meu estudo de informática para concursos. Acredita?

    Todo conhecimento é útil. Todo aprendizado nos leva a evolução.