SóProvas


ID
5091214
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Considere as seguintes misturas:

I - Enxofre em pó e lascas de ferro.

lI - Agua e sal de cozinha.

lII - Sangue humano (glóbulos vermelhos e plasma) .

Assinale a opção que permite. respectivamente, a separação das misturas acima.

Alternativas
Comentários
  • I - Enxofre em pó e lascas de ferro.

    Separação magnética porque as lascas de ferro vai ser atraída e o enxofre em pó vai ficar fazendo com que o enxofre em pó fique no ambiente em que ele está e as lascas de ferro fique no ímã por exemplo

    Eliminamos C e D

    lI - Água e sal de cozinha.

    Para separar a água e o sal de cozinha usamos uma destilação simples a qual separa sólido e líquido e separa misturas homogêneas, veja essa imagem pra esclarecer melhor: https://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2007/04/destilacao-simples-604669949.jpg

    Elimina A

    lII - Sangue humano (glóbulos vermelhos e plasma) .

    Centrifugação, usamos geralmente a Centrifugação ela é um método de separação de misturas heterogêneas de sólidos com líquidos ou somente de líquidos. Um dos fatores mais importantes da centrifugação é a densidade. Isso porque a centrifugação separa o que é mais denso daquilo que é menos denso o que acontece com o Sangue ela também acelera o processo

    https://www.todamateria.com.br/centrifugacao/#:~:text=Centrifuga%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A9%20um%20m%C3%A9todo%20de,daquilo%20que%20%C3%A9%20menos%20denso.

  • Esta questão aborda o processo de separação de misturas.


    Para resolvê-la é importante analisar as misturas, para saber se são homogêneas ou heterogêneas, e também as características das substâncias, pois esses fatores auxiliam na determinação de qual técnica é mais adequada.


    Sendo assim, analisemos as misturas:


    • Enxofre em pó e lascas de ferro: mistura heterogênea composta por dois sólidos, sendo que um dos componentes, o ferro, possui propriedades magnéticas.


    • Água com sal: mistura homogênea composta por uma substância líquida e uma sólida.


    • Sangue humano (glóbulos vermelhos e plasma): apesar de parecer, a olho nu, uma mistura homogênea, trata-se de uma mistura heterogênea, em que os glóbulos vermelhos estão dispersos no plasma.


    Com base nas características das misturas, analisemos os processos citados nas alternativas:


    Separação magnética:


    Esse processo é utilizado para misturas sólidas, quando um dos sólidos é atraído por um ímã, para que ocorra a separação. Como o ferro é atraído pelo ímã, é possível utilizar essa técnica para a separação da mistura de enxofre em pó e lascas de ferro.


    Catação:


    Essa técnica também é utilizada na separação de misturas compostas por sólidos, em que o processo é feito de forma manual ou com o auxílio de uma pinça. Dessa forma, pelo tamanho dos componentes, seria inviável separar a mistura de enxofre em pó e lascas de ferro por essa técnica.


    Peneiração:


    Essa técnica é utilizada para a separação de sólidos, com base na diferença de tamanhos, através do uso de uma peneira. Como o tamanho do enxofre em pó e das lascas de ferro pode ser próximo, essa não é a técnica mais adequada para separá-los.


    Destilação simples:


    Esse processo é muito utilizado para a separação de misturas homogêneas, com sólido dissolvido no líquido. Ela é baseada na diferença entre as temperaturas de ebulição dos componentes e consiste na vaporização e posterior condensação do líquido (componente mais volátil) para separá-lo do sólido. Logo, ela é adequada para a separação de água e sal, pois a água evapora mais facilmente, separando-se do componente sólido.


    Destilação fracionada:


    Assim como a destilação simples, essa técnica é baseada na diferença entre os pontos de ebulição dos componentes, mas é empregada na separação de componentes líquidos. A mistura é aquecida, o que permite que os líquidos sejam vaporizados e separados utilizando uma coluna de fracionamento. Assim, ela não é a mais adequada para a separação de água e sal ou separação do sangue, misturas que não são compostas apenas por componentes líquidos.


    Filtração:


    Essa técnica é utilizada na separação de misturas heterogêneas, geralmente para sólido-líquido e consiste na utilização de um filtro para retenção das partículas sólidas, mas que permite a passagem do líquido para a separação dos componentes. Dessa forma, ela não é viável para a separação da mistura homogênea composta por água e sal.


    Decantação:


    Essa técnica de separação é utilizada na separação de misturas heterogêneas, líquido-líquido ou sólido-líquido. Ela é baseada na diferença de densidade entre as substâncias a serem separadas. Por ação da gravidade a fase mais densa se concentra no fundo. Na separação dos glóbulos vermelhos e plasma apenas a decantação não é indicada, pois demoraria para que os componentes se depositassem no fundo apenas pela ação da gravidade.


    Centrifugação:


    Esse processo é utilizado na separação de misturas heterogêneas, geralmente entre sólidos e líquidos. Ela é baseada na diferença de densidade entre as substâncias a serem separadas, em que o material mais denso se concentra no fundo do recipiente, com a utilização de uma força centrífuga. A centrifugação é adequada para a separação dos glóbulos vermelhos e plasma, pois acelera o processo de decantação da fase mais densa, que se deposita no fundo.


    Portanto, as técnicas que permitem, respectivamente, a separação das misturas acima são: separação magnética, destilação simples e centrifugação.



    Gabarito da Professora: Letra E.

  • DeStiLação Simples (S+L)