-
Celso Antônio Bandeira de Mello manifesta que as bases ideológicas do Direito Administrativo são as que resultam das fontes inspiradoras do Estado de Direito, e neste, considera que há a confluência de duas vertentes de pensamento: a de Rousseau e a de Montesquieu.
(FONTE: https://yosephyoo.jusbrasil.com.br/artigos/335005193/fichamento-do-capitulo-i-da-obra-curso-de-direito-administrativo-de-celso-antonio-bandeira-de-mello#:~:text=O%20autor%20manifesta%20que%20as,Rousseau%20e%20a%20de%20Montesquieu.)
-
Pra não zerar!
Cólera dos cem dragões!
-
Uma dessas não cai kkk
-
Tão fácil que quase errei!
sempre acho que é pegadinha!
-
GAB: C
-
Putz...a banca pega o trecho de um livro e coloca na prova como se todos tivessem lido o mesmo autor. É muita incompetência para elaborar uma questão.
-
Uma dessas não cai na minha prova também kkk
-
Só preciso de mais 119 questões como essa para ser DPC/PA. kkkkkkk
-
chega a ser inacreditável uma questão dessas.
-
Quando a questão é "dada" o medo de errar é maior. kkkkk
-
Questão para um descanso mental.
-
TÃO CLARO QUE ACHEI QUE SERIA PEGADINHA KKKKKKK !!!!!!!!
-
É questão tão fácil que mesmo assim deixa a gente na dúvida com medo de ser pegadinha. hahhahhahaba
-
A presente questão está a tratar, em outras palavras, dos fundamentos teóricos relativos à origem do Direito Administrativo. Sem maiores dúvidas, trata-se de ramo do Direito intimamente ligado com o surgimento do próprio Estado de Direito.
Neste sentido, são esclarecedoras as palavras de Rafael Oliveira:
"O nascimento do Direito Administrativo relaciona-se com a consagração dos ideais da Revolução Francesa de 1789 e o surgimento do Estado de Direito. A partir dos ideais liberais revolucionários da burguesia (separação de poderes, princípio da legalidade e Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão), o poder estatal é limitado e o Direito Administrativo é concebido como ramo especial do Direito, ao lado do Direito Privado, regulador das relações envolvendo o Estado e o exercício das atividades administrativas."
Logo, dentre as opções propostas, a única acertada repousa na letra C.
Gabarito do professor: C
Referências Bibliográficas:
OLIVEIRA, Rafael Carvalho Rezende. Curso de Direito Administrativo. 5ª ed. São Paulo: Método, 2017, p. 1.
-
ESTADO DE DIREITO → poder do Estado