SóProvas


ID
5091925
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Estância Velha - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A técnica contábil que registra todos os eventos que afetam o Patrimônio, cronologicamente, no idioma e na moeda do País em que a entidade está instalada é denominada:

Alternativas
Comentários
  • Trata-se das técnicas contábeis conforme a doutrina majoritariamente aceita.

    Técnicas contábeis:

    "Escrituração Contábil: é a técnica por meio da qual se efetuam os registros das ocorrências que afetam o patrimônio de uma entidade. Estas ocorrências recebem a designação de fatos contábeis.

    Elaboração de Demonstrações Contábeis: as informações contábeis são organizadas utilizando-se demonstrativos, os quais permitem, por meio de suas análises, avaliar a situação econômica e financeira das entidades

    Auditoria Contábil: é a técnica contábil que consiste no conjunto de procedimentos técnicos que tem como objetivo avaliar se as demonstrações contábeis de uma entidade econômico-administrativa retratam sua real situação patrimonial, assim como o de verificar se estas demonstrações foram elaboradas conforme os Princípios Fundamentais da Contabilidade e de acordo com determinações legais pertinentes.

    Análise das demonstrações Contábeis: é uma função que tem como metodologia comparar receita, lucro ou patrimônio liquido em um mesmo período para informar ao sistema sua evolução contábil. Ou seja, é de fato analisar e extrair alguma informação das demonstrações contábeis".

    ⟹ Resolução: A técnica contábil que registra todos os eventos que afetam o Patrimônio, cronologicamente, no idioma e na moeda do País em que a entidade está instalada é denominada:

    A. Demonstração Contábil.

    Incorreto. Demonstração Contábil não registra, mas evidencia os eventos contábeis.

    B. Análise de Registros.

    Incorreto. Não se refere a uma técnica contábil.

    C. Auditoria.

    Incorreto. A Auditoria não registra, mas avalia as demonstrações contábeis.

    D. Escrituração.

    Correto. "Escrituração é a técnica por meio da qual se efetuam os registros das ocorrências que afetam o patrimônio de uma entidade. Estas ocorrências recebem a designação de fatos contábeis".

    Gabarito: Letra D.

  • TÉCNICAS CONTÁBEIS:

    ESCRITURAÇÃO: REGISTRO DOS FATOS CONTÁBEIS

    DEMOSTRAÇÕES CONTÁBEIS: EVIDENCIAÇÃO DOS FATOS CONTÁBEIS REGISTRADOS

    ANÁLISE DAS DEMOSTRAÇÕES CONTÁBEIS: EXTRAIR INFORMAÇÕES SOBRE A SITUAÇÃO. ( ECONÔMICA, FINANCEIRA E PATRIMONIAL)

  • ESCRITURAÇÃO: REGISTRO DOS FATOS CONTÁBEIS

  • Gabarito: B

    Escrituração: É uma técnica contábil obrigatória! -> Na qual registra atos e fatos contábeis

    É muito importante que o estudante saiba o que é atos e fatos contábeis...

  • Chico-Exnunc

    Como realizar uma escrituração contábil?

    Segundo a norma, a escrituração contábil precisa atender basicamente aos seguintes requisitos:

    Ser escrita em idioma nacional;

    Expressar valores em moeda corrente do país;

    Respeitar a ordem cronológica dos fatos contábeis registrados;

    Quais são as técnicas contábeis?

    Para atingir os seus objetivos a contabilidade se utiliza de técnicas próprias, quais sejam: ESCRITURAÇÃO; · DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS; · ANÁLISE DE BALANÇOS; · AUDITORIA. Entende-se por ESCRITURAÇÃO a técnica pela qual as ocorrências com efeitos no patrimônio são registradas.

    Qual é a ordem correta das técnicas contábeis?

    Técnicas Contábeis

    1 - Escrituração Contábil. É a técnica por meio da qual se efetuam os registros das ocorrências que afetam o patrimônio de uma entidade. ...

    2 - Elaboração de Demonstrações Contábeis. ...

    3 - Auditoria Contábil. ...

    4 - Análise das demonstrações Contábeis.

    NÃO DESISTA ☕

  • ✅Letra D.

    Escrituração = É o REGISTRO dos fatos contábeis. Ocorre por meio do lançamento, o qual se utiliza do método das partidas dobradas.

    Complementando...

    Livros contábeis da escrituração = Obrigatórios, facultativos, comuns, especiais, principais, auxiliares, cronológicos, sistemáticos.

    Temos as seguintes formalidades da escrituração = Formalidades intrínsecas e formalidades extrínsecas.

    Fonte: Prof: Buarque Egbert, Gran Cursos. Erros? Só avisar!

    BORAA PRA CIMA SIM!! Nossos sonhos ninguém pode ARRANCAR do nosso íntimo!! ✌❤️✍

  • a)   Escrituração: Se encarrega do registro dos fatos que alteram o patrimônio de uma entidade, toda vez que ocorrer alguma alteração nos bens, direitos e obrigações de uma entidade, essas alterações devem ser registradas por meio de técnica de escrituração. As alterações devem ser registradas tão logo se tenha conhecimento de sua ocorrência, resultando assim, que a escrituração estará posta em ordem cronológica de dia, mês e ano.

    Obs.: contas de natureza devedora à conta de ativos (bens e direitos)

    Contas de natureza credora à contas de passivo (obrigações). 

    b)  Demonstrações contábeis: Está voltada a elaboração de relatórios resumidos e apresentando a situação patrimonial em determinada data (Balanço Patrimonial), a demonstração do resultado no exercício, as fontes ou origens de recurso e suas aplicações, as demonstrações dos lucros ou prejuízos acumulados além de outros demonstrativos;  

    c)   Análise de balanço: Se utiliza de métodos e processos científicos (estatísticos) na decomposição, comparação e interpretação do conteúdo das demonstrações contábeis, para a obtenção de informações analíticas. 

    d) Auditoria: Compreende o exame de documentos, livros contábeis, registros, além de realização de inspeções e obtenção de informações de fontes internas e externas

  • Gabarito: D) Escrituração