SóProvas


ID
5092087
Banca
Quadrix
Órgão
CREMERS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Com relação a direitos e garantias fundamentais, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GAB. C

    ART.5º,CF/88

    A- XVI - todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente;

    B- XIX - as associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado;

    C- IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

    D- XLIV - constitui crime inafiançável e imprescritível a ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático;

    E- XII - é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal;       

  • Tudo tem um tempo para fixar na mente, tenha calma, tudo vai dar ceerto. ok

    Em 2021 vai ter aprovação, tua. Calma, calma. Só estuda.

  • GABARITO - C

    A) O exercício do direito constitucional de reunião em locais públicos depende de prévia autorização da autoridade competente.

    Requisitos do direito de reunião:

    Pacífica / sem armas

    Local aberto ao público

    Não frustrar outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local

    Aviso prévio

    _____________________________________________________________________

    B) A associação inicialmente criada para finalidade lícita e posteriormente desvirtuada será compulsoriamente dissolvida por decisão da autoridade policial.

    Regra: Suspensão - Decisão judicial

    Dissolução - decisão judicial + Trânsito em julgado

    obs: As associações tratadas nesses dispositivos devem ser entendidas em sentido amplo (os partidos políticos e as associações sindicais foram, ainda, tratados em outros artigos específicos). A regra é a plena liberdade de associação, o que se assegura basicamente pela desnecessidade de autorização estatal para sua constituição

    _____________________________________________________________________

    D) A ação de grupos armados contra a ordem constitucional e o Estado democrático constitui crime inafiançável e insuscetível de graça ou anistia.

    3TH não tem graça nem fiança:

     

    Tortura

    Tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins

    Terrorismo

    Hediondos

     

    RA-ÇÃO não tem fiança nem prescreve:

     

    RAcismo

    aÇÃO de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático

    _________________________________________________________________________

    E) O sigilo das comunicações telefônicas será violado somente por decisão da autoridade policial para os casos de investigação criminal.

    Judicial !

    Não esquecer:

    Para o STF a cláusula constitucional da reserva de jurisdição incide sobre determinadas matérias, a saber: a busca domiciliar (CF, art. 5º, XI), a interceptação telefônica (CF, art. 5º, XII) e a decretação da prisão de qualquer pessoa, ressalvada a hipótese de flagrância (CF, art. 5º, LXI). A reserva de jurisdição traduz a noção de que, nesses temas específicos, assiste ao Poder Judiciário não apenas o direito de proferir a última palavra, mas, sobretudo, a prerrogativa de dizer, desde logo, a primeira palavra, excluindo-se, desse modo, por força e autoridade do que dispõe a própria Constituição, a possibilidade do exercício de iguais atribuições, por parte de quaisquer outros órgãos ou autoridades do Estado.

    Caiu desse jeito na PC- RJ/09 : Q197739

  • ✅Letra C.

    A) INDEPENDE de prévia autorização da autoridade.

    B) Se vão ser dissolvidas, exige-se a DECISÃO JUDICIAL.

    D) A ação de grupos armados é INAFIANÇAVEL E IMPRESCRITÍVEL.

    E) Tem que ser por ORDEM JUDICIAL.

    Erros? Só avisar!! Bons estudos!!!

  • Uma taça de vinho pra aliviar o estresse e mais questões, não importa a ocasião, o importante é treinar, treinar e treinar. Uma hora eu chego lá, vocês também!!!

  • É muito gratificante quando chegamos a um nível, de saber as alternativas que estão erradas e ainda explicar o porque.

    Deus abençoe a todos!!!

  • Inicialmente, é importante mencionar que a Constituição Federal de 1988 trouxe em seu Título II os direitos e garantias fundamentais, subdividindo-os em cinco capítulos, quais sejam, direitos individuais e coletivos, direitos sociais, nacionalidade, direitos políticos e partidos políticos.

    Em regra, as normas que consubstanciam os direitos fundamentais democráticos e individuais são de eficácia e aplicabilidade imediata.

    A questão versa especialmente sobre preceitos estabelecidos no artigo 5º, CF/88, o qual traz os direitos e deveres individuais e coletivos, e deve ser assinalada a alternativa correta.

    Vejamos:

    a) ERRADO – Segundo o artigo 5º, XVI, CF/88, todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente.

    As normas constitucionais submetem o exercício de reunião a duas condições: 1) um encontro não pode frustrar a existência de outro, de modo que a simultaneidade pode acabar inviabilizando ambos os eventos; 2) Deve haver aviso prévio à autoridade competente, a fim de que esta dê proteção ao evento. A CF não fala em autorização prévia, mas sim aviso prévio.

    b) ERRADO – Segundo o artigo 5º, XIX, CF/88, as associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado.

    c) CORRETO – A assertiva está em consonância com o artigo 5º, IV, CF/88, onde é estabelecido que é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.

    d) ERRADO – Na verdade, o artigo 5º, XLIV, CF/88 afirma que constitui crime inafiançável e imprescritível a ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático.

    e) ERRADO – O artigo 5º, XII, CF/88 estipula que é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal.

     

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA C

  • Galera, há oito semanas, comecei utilizar os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo imediato, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores.

    Estou mais organizado e compreendendo grandes quantidades de informações;

    Retendo pelo menos 85% de tudo que estudo;

    E realmente aumentou minha capacidade de memorização e concentração;

     Obs.: Alguns mapas mentais estão gratuitos o que já permite entender essa metodologia.

    Super método de aprovação para carreiras policiais, instagram: @veia.policial

    “FAÇA DIFERENTE”

    SEREMOS APROVADOS EM 2021!

  • d) A ação de grupos armados contra a ordem constitucional e o Estado democrático constitui crime inafiançável e insuscetível de graça ou anistia.

    É inafiançável e imprescritível, porém suscetível de graça e anistia.

  • Pensei que tava resolvendo uma questão da FCC q adora trocar autoridade JUDICIAL por autoridade POLICIAL.
  • Gab C

    IV- É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.