SóProvas


ID
5093602
Banca
IBADE
Órgão
SEE-AC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Evasão escolar

Uma pesquisa recente do Banco Mundial revelou que 52% dos jovens brasileiros entre 19 a 25 anos largaram os estudos, não se dedicam minimamente à escola ou estão com a formação atrasada. O dado é alarmante.

A mesma pesquisa ainda nos revela outras informações, como o fato de que, atualmente, 43% da população no Brasil acima dos 25 anos não completaram o Ensino Médio.

Contrariando o senso comum de que a maior causa da evasão escolar é os jovens deixarem as salas de aula para trabalharem, o abandono da escola começa com faltas esporádicas, devido à falta de interesse do aluno. Mesmo entre a juventude que continua nas salas de aula – contando adolescentes e jovens acima dos 18 anos -, constata-se que 62% não estudam no ano adequado a sua idade.

A partir dos dados acima, é necessário fazer um levantamento das principais causas da evasão escolar a fim de entender a raiz desse problema, portanto destacam-se: Distância - principalmente entre os alunos da educação infantil e do começo do ensino fundamental, a distância entre a residência e a escola pode ser um fator determinante para a ausência do aluno das salas de aula. A oferta de transporte escolar por parte de órgãos públicos poderia ser uma solução viável para esse problema.

● Desinteresse - mais presente entre alunos do final do ensino fundamental ou do ensino médio, o desinteresse é a principal causa da evasão escolar. Criticado por educadores, o atual sistema de ensino é considerado ultrapassado. Profissionais do ramo acreditam que o tradicional “aluno em carteiras enfileiradas e um professor na frente da sala” não funciona mais como outrora, sendo cada vez mais necessária uma mudança.

● Situação econômica desfavorável - relacionada às duas causas citadas, faz-se necessário mais um contribuinte para pagar as contas de casa – acarretando, então, no abandono da escola pelo jovem e a consequente inserção precoce no mercado de trabalho.

Essa causa é uma das mais comuns para a evasão escolar. Não conseguindo conciliar os estudos com as atividades laborais, o jovem prefere trabalhar com o que der desde cedo para conseguir sua autonomia financeira – mesmo que com um baixo salário.

A não conclusão dos estudos, no entanto, faz com que esse jovem seja classificado com uma baixa qualificação perante outros concorrentes formados.

(Fonte: texto adaptado de https://escolaweb.com.br/artigos/conheca-as-principaiscausas-da-evasao-escolar/, acesso em fevereiro de 2020.)

No fragmento “Não conseguindo conciliar os estudos com as atividades laborais, o jovem prefere trabalhar com o que der desde cedo para conseguir sua autonomia financeira –“, o verbo destacado está devidamente utilizado em:

Alternativas
Comentários
  • Assertiva e

    prefiro dormir a acordar cedo.

  • gaba E

    depois de preferir é vedado o DE QUE

    prefiro dormir a acordar cedo.

    quem prefere algo, prefere em detrimento a outra coisa.

    pertencelemos!

  • Complemento :

    prefiro mais = Segundo a linguagem formal, é errado usar este verbo reforçado pelas expressões ou palavras: antes, mais, muito mais, mil vezes mais.

    Fonte : Toda Matéria.

  • A questão é sobre regência e quer saber em qual das alternativas abaixo o verbo "preferir" está corretamente utilizado. Vejamos:

    .

    PREFERIR (VTDI) (A)

    Como verbo transitivo direto e indireto, exige a preposição A.

    Ex.: Prefiro Português A Matemática.

    .

    A) prefiro mais dormir do que acordar cedo.

    Errado. O verbo preferir exige a preposição "a" (e não "de que") e não deve ser usado com intensificadores ("mais", no caso desta alternativa). O certo é "prefiro dormir a acordar cedo".

    .

    B) prefiro dormir do que acordar cedo.

    Errado. O verbo preferir exige a preposição "a" (e não "de que"). O certo é "prefiro dormir a acordar cedo".

    .

    C) prefiro mais dormir que acordar cedo.

    Errado. O verbo preferir exige a preposição "a" (e não "que") e não deve ser usado com intensificadores ("mais", no caso desta alternativa). O certo é "prefiro dormir a acordar cedo".

    .

    D) prefiro dormir que acordar cedo.

    Errado. O verbo preferir exige a preposição "a", e não "que". O certo é "prefiro dormir a acordar cedo".

    .

    E) prefiro dormir a acordar cedo.

    Certo. O verbo preferir exige a preposição "a".

    .

    Referência: CEGALLA, Domingos Pascoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa, 48.ª edição, São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

    .

    Gabarito: Letra E

  • gab.E✔

    quem prefere, prefere uma coisa A outra

    ex: prefiro dormir a acordar cedo

    ex: prefiro dormir do que acordar cedo❌

    -Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu (Ecl. 3:1-17)

  • PREFERIR

    O verbo preferir faz parte dos casos especiais.

    (gosta +) - nao tem prep antes

    (gosta -) pode ter prep antes

    Prefere se x (gosta +) a y (gosta -)

    O rapaz prefere churrasco a strogonoff

    O rapaz prefere o strogonoff ao churrasco

    Aula: Marcelo Gilliuan