MERCOSUL
Composição, objetivos e estrutura institucional
Com mais de duas décadas de existência, o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) é a mais abrangente iniciativa de integração regional da América Latina, surgida no contexto da redemocratização e reaproximação dos países da região ao final da década de 80.
Os membros fundadores do MERCOSUL são Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, signatários do Tratado de Assunção de 1991.
Portanto, alternativa ERRADA
Siga minha assinatura para acompanhar novos comentários
Questões de atualidades requer fontes seguras
Fonte: http://www.mercosul.gov.br/saiba-mais-sobre-o-mercosul
Segundo publicação de Maria Júlia Rossetto, que tem como tema Blocos Econômicos
“Os blocos econômicos são associações criadas entre os países para que eles estabeleçam relações entre si. Eles surgiram do reflexo da constante competição de economias mundiais. Além disso, é um movimento cada vez mais comum no mercado planetário para aguentar o ritmo acelerado dos países.
A formação de blocos econômicos tem por objetivo criar condições de dinamizar e intensificar a economia no mundo globalizado. Na atual economia mundial a tendência é a formação de blocos econômicos, criados para facilitar o comércio entre os países membros."
É, por conseguinte, uma forma de cooperação que busca otimizar as relações comerciais entre os Estados membros , visando evitar a concorrência entre eles, aumentando o alcance de produtos e serviços de cada um. Além disso, a participação em um bloco permite maior poder de barganha em negociações com ... outros blocos !
Daí a importância da criação do MERCOSUL em 1991, com participação inicial de Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Em que pesem todas as dificuldades e diferenças entre os países, o esforço para a manutenção e progresso do bloco traz efeitos, via de regra, positivos para todos.
Há vários estudos e teses acerca do Mercosul que apresentam as perspectivas de análise da Economia, das Relações Internacionais e da Geografia, publicadas em meios digitais e impressos, como na Revista Contexto, do IRI/PUC ( Instituto de Relações Internacionais da PUC do Rio de Janeiro) , na Revista de Política Externa , no Le Monde Diplomatique ( edição em português ) , além de livros de Geografia e Economia.
Assim sendo é possível entender que a afirmativa apresentada é incorreta.
Gabarito do Professor: ERRADO.