O Brasil recebeu da Organização Mundial de Saúde, no ano de 2016, o certificado de eliminação do sarampo. Esta certificação demonstra que o vírus causador do sarampo não estaria mais circulando nas fronteiras do País.
Em 2018, constatou-se um surto da doença nos Estados de Amazonas e Roraima. Os infectologistas mencionaram em reportagens ao jornal O Globo no ano de 2020, que houve um relaxamento no programa de vacinação contra o sarampo. Somado à falha na vacinação e os movimentos antivacinas, a imigração de indivíduos não vacinados pode ter auxiliado na proliferação do vírus.
Para responder à questão é importante ter informações sobre que tipo de doença é o sarampo, como o corpo reage à doença e a importância da vacinação para que o vírus não se instale e quais as circunstâncias que permitiram o reaparecimento da doença no Brasil.
É preciso prestar atenção à entrada da questão pois pede-se que seja indicada a opção INCORRETA. Ou seja, o raciocínio é o inverso do que normalmente se pede.
A) CORRETA – O sarampo é uma doença altamente contagiosa e a sua evolução podem levar à morte. As sequelas são mais graves principalmente quando a doença é contraída na Infância, podendo causar cegueira, surdez, diminuição na capacidade mental e retardo do crescimento.
B) CORRETA – As complicações mais graves são as deixadas nas crianças menores de 5 anos, em pacientes desnutridos e naqueles que possuem problemas de imunidade.
C) INCORRETA – Ao encontrar com alguém doente, a pessoa deve entrar em contato com um posto de saúde e solicitar uma dose da vacina de bloqueio. Esta vacina é uma estratégia para conter a disseminação do vírus.
D) CORRETA - Não há tratamento específico para o sarampo. A vitamina A é prescrita nos casos mais graves. Já nos casos menos graves, pede-se o controle da febre para evitar complicações e a ingestão de líquidos para evitar desidratação.
Gabarito do Professor: Letra C.