SóProvas


ID
5096953
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Descanso - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Leia a notícia a seguir:

Sarampo: Pará vira o epicentro da doença no Brasil em 2020. Baixa cobertura vacinal é uma das principais explicações.


Em seu mais recente boletim epidemiológico, o Ministério da Saúde calcula que, só em 2020, foram 8.217 casos e sete mortes pela doença no país. Os dados compreendem o período de 29 de dezembro de 2019 a 17 de outubro de 2020.

(Fonte adaptada: https://g1.globo.com/bemestar/> Acesso em 24 de novembro de 2020).


A respeito do sarampo, assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • O Brasil recebeu da Organização Mundial de Saúde, no ano de 2016, o certificado de eliminação do sarampo. Esta certificação demonstra que o vírus causador do sarampo não estaria mais circulando nas fronteiras do País. Em 2018, constatou-se um surto da doença nos Estados de Amazonas e Roraima. Os infectologistas mencionaram em reportagens ao jornal O Globo no ano de 2020, que houve um relaxamento no programa de vacinação contra o sarampo. Somado à falha na vacinação e os movimentos antivacinas, a imigração de indivíduos não vacinados pode ter auxiliado na proliferação do vírus. 
    Para responder à questão é importante ter informações sobre que tipo de doença é o sarampo, como o corpo reage à doença e a importância da vacinação para que o vírus não se instale e quais as circunstâncias que permitiram o reaparecimento da doença no Brasil. 

    É preciso prestar atenção à entrada da questão pois pede-se que seja indicada a opção INCORRETA. Ou seja, o raciocínio é o inverso do que normalmente se pede. 
    A) CORRETA – O sarampo é uma doença altamente contagiosa e a sua evolução podem levar à morte. As sequelas são mais graves principalmente quando a doença é contraída na Infância, podendo causar cegueira, surdez, diminuição na capacidade mental e retardo do crescimento. 
    B) CORRETA – As complicações mais graves são as deixadas nas crianças menores de 5 anos, em pacientes desnutridos e naqueles que possuem problemas de imunidade. 
    C) INCORRETA – Ao encontrar com alguém doente, a pessoa deve entrar em contato com um posto de saúde e solicitar uma dose da vacina de bloqueio. Esta vacina é uma estratégia para conter a disseminação do vírus. 
    D) CORRETA - Não há tratamento específico para o sarampo. A vitamina A é prescrita nos casos mais graves. Já nos casos menos graves, pede-se o controle da febre para evitar complicações e a ingestão de líquidos para evitar desidratação. 

    Gabarito do Professor: Letra C.