SóProvas


ID
5098330
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Uma paciente de 43 anos de idade é levada à emergência com queimaduras que atingem 30% da superfície corporal. A paciente encontra-se vigil e responsiva aos estímulos, embora refira muita dor e desconforto. Apresenta bom estado nutricional.

A respeito desse caso clínico e tendo em vista os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir. 

A Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (SBNPE) (2018) recomenda o uso de glutamina suplementar na terapia enteral de pacientes queimados, na proporção de 1 g/dia para cada 10% da área de superfície corporal queimada (SCQ).

Alternativas
Comentários
  • A Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (SBNPE) (2018) recomenda o uso de glutamina suplementar na terapia enteral de pacientes queimados, na proporção de 1 g/dia para cada 10% da área de superfície corporal queimada (SCQ). --> (esse valor está incorreto) a braspen não cita o valor recomendado para dietas enterais, achei apenas o valor recomendado para NP)

    Existe indicação de glutamina enteral suplementar no paciente crítico? 

    Não recomendamos o uso rotineiro de suplementação de glutamina enteral em pacientes críticos. Em pacientes traumatizados e queimados, o uso de glutamina enteral pode ser considerado. Nível de Evidência: Baixo.

    BRASPEN, 2018.