-
Gab. E
- 1 – parte: A ocupação das áreas vizinhas à nova capital, inaugurada em 1960, em larga medida acompanhou a experiência de planejamento urbano que presidiu a construção de Brasília [ERRADA]
As cidades-satélites não surgiram como fruto de um plano detalhado, conforme o que regia a construção de Brasília, mas pela urgência imposta pelas invasões. Dito de outro modo: as cidades satélites, que em larga medida não foram previstas no projeto de Lúcio Costa, sugiram concomitantemente à construção da capital, sem ressalvas da experiência de planejamento urbano.
- 2 – parte: Daí a facilidade de implantação da Região Integrada de Desenvolvimento (RIDE), que minimiza ao extremo as pressões por emprego e por serviços essenciais das populações do Entorno sobre o Distrito Federal [ERRADA]
RIDE-DF é uma região metropolitana não funcional. Diversos fatores atestam isso:
1) A gestão da RIDE só pode ser feita em nível federal, o que culmina na morosidade dos processos relacionados ao desenvolvimento da região. Fato constatado na prática, pois o esperado desenvolvimento não ocorreu ou é muito pequeno para ser considerado um bom resultado.
2) A situação da RIDE-DF só reforçou a centralidade do DF e a dependência dos demais municípios em relação a ele. Isso tem gerado ônus em vários sistemas públicos do DF, como saúde, educação e segurança, em detrimento à melhoria dos municípios.
3) A criação da RIDE-DF constituiu-se em um fato institucional e político, não respeitando, ou mesmo considerando, as relações sócio-econômico-culturais entre os seus entes. A maioria dos municípios não tem relação com o DF, estando seu desenvolvimento e cotidiano ligados ao município-sede de seu estado.
Fonte: Comentário baseado em "História e Geografia do Distrito Federal; J. Urani e R. Veras;" e "BRASÍLIA: Transformações na ordem urbana"
-
Errado.
Justificativa do CESPE: salta aos olhos a forma desordenada de expansão do Entorno do DF, em nada se assemelhando ao plano urbanístico de Brasília proposto por Lúcio Costa. Luziânia e Águas Lindas de Goiás são exemplos incontestes da pressão exercida pelo Entorno sobre o Distrito Federal, nos mais diversos aspectos, entre elas a busca por emprego e serviços de saúde.
-
GAB: ERRADO
A ocupação populacional do Entorno do Distrito Federal não acompanhou a experiência de planejamento urbano que presidiu a construção de Brasília.
Também não podemos falar que a existência da Região Integrada de Desenvolvimento (RIDE) minimiza ao extremo as pressões por emprego e por serviços essenciais das populações do Entorno sobre o Distrito Federal. Estas populações sofrem com graves problemas sociais, como desemprego e falta de acesso a serviços essenciais.
Fonte: Direção Concursos
-
Questão que a maioria sabe o assunto, mas a redação da questão está rebuscada demais.
-
'' Região Integrada de Desenvolvimento (RIDE), que minimiza ao extremo as pressões por emprego e por serviços essenciais das populações do Entorno sobre o Distrito Federal.''
Sem pé e nem cabeça haha
Gabarito Errado !
-
Justamente Laís, a redação busca complicar o que na verdade é fácil, essas são as táticas do inimigo. ^^
-
O Gabarito esta como Errado, houve mudança?
-
A resposta não seria certa?
-
Gabarito ERRADO!
Comentários:
A ocupação populacional do Entorno do Distrito Federal não acompanhou a experiência de planejamento urbano que presidiu a construção de Brasília.
Também não podemos falar que a existência da Região Integrada de Desenvolvimento (RIDE) minimiza ao extremo as pressões por emprego e por serviços essenciais das populações do Entorno sobre o Distrito Federal. Estas populações sofrem com graves problemas sociais, como desemprego e falta de acesso a serviços essenciais.
Resposta: errado.
Fonte: Professor Danúzio Neto - Direção Concursos.
Disponível em: https://www.direcaoconcursos.com.br/artigos/gabarito-extraoficial-tcdf-conhecimentos-sobre-o-distrito-federal-prova-comentada/
-
acertei essa questão usando a lógica, nada no Brasil foi feito de forma ordenada.
-
errada
Brasília teve crescimento desordenado isso causou conurbação resultando em uma região metropolitana.
-
GABARITO ERRADO
ORDENADO E BRASIL NA MESMA FRASE É UM POUCO ESTRANHO
-
quem mora em brasília leu essa questão e deu uma gargalhada pra cima
-
Esse minimiza ao extremo forçou kk
-
A Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE/DF) é uma região integrada de desenvolvimento econômico, criada pela Lei Complementar n.º 94, de 19 de fevereiro de 1998, e regulamentada pelo Decreto n.º 7.469, de 04 de maio de 2011, para efeitos de articulação da ação administrativa da União, dos Estados de Goiás, Minas Gerais e do Distrito Federal.
Os serviços públicos comuns ao Distrito Federal, Estados de Goiás, Minas Gerais e aos Municípios que a integram são de interesse da RIDE: infraestrutura, geração de empregos, proteção ao meio ambiente, segurança e rede viária, entre outros. Tais informações estão disponibilizadas na página do Ministério do Desenvolvimento Regional.
No entanto, apesar da proposta de redução das disparidades entre os municípios que integram a RIDE, ainda que não a curto prazo, não é o que acontece na prática. Muitos estão localizados longe do Distrito Federal e auferem menos benefícios, que se concentram, mais do que tudo, na capital e seu entorno.
São estas regiões que conseguem mais recursos para políticas públicas que tenham por objetivo construir as metas do RIDE.
Daí percebe-se que a “ facilidade de implantação da RIDE" apresentada na afirmativa não está correta.
Gabarito do Professor: ERRADO.
-
A velocidade e migração de pessoas para a capital, Brasília não conseguiu acompanhar os avançados ocorrendo uma ocupação desordenada e sem planejamento, até então Brasília não consegue lidar com grande quantidade de pessoas migrando para cidade, isso esta explicito no trânsito, moradia, saúde e alguns pontos de infraestrutura, Brasília foi planejada para atender um número X de pessoas porém não esperava um número Y. Devido ao custo alto de vida na capital surgiram as regiões próximas de Brasília, o entorno, aquelas que ficam ao redores, as pessoas deslocam diariamente do entorno para a capital, devido o mercado ser mais próspero do que as regiões do entorno.