SóProvas


ID
5098630
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Considerando as Normas Internacionais das Entidades Fiscalizadoras Superiores (ISSAI), julgue o item a seguir.

Nas auditorias financeiras, é o auditor quem mensura e avalia o objeto de acordo com os critérios de risco e materialidade.

Alternativas
Comentários
  • CESPE. JUSTIFICATIVA: ERRADO. Existem dois tipos de trabalho de auditoria, conforme a ISSAI 100. O primeiro é definido por trabalhos de certificação e o segundo, por trabalhos de relatório direto.

    Nas auditorias financeiras, a parte responsável mensura o objeto de acordo com os critérios e apresenta a informação do objeto, sobre a qual o auditor então obtém evidência de auditoria suficiente e apropriada para proporcionar uma base razoável para expressar uma conclusão.

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • ISSAI 100

    Tipos de auditoria

    1. Financeira → sempre é trabalho de certificação
    2. Conformidade pode ser certificação, relatório direto ou ambos
    3. Operacional geralmente é relatório direto

    Tipos de trabalho

    1. Certificação → a parte responsável mensura o objeto e o auditor obtém evidências para expressar uma conclusão
    2. Relatório Direto auditor mensura ou avalia o objeto

    Gabarito: ERRADO

  • Errado

    ISSAI 100

    30.As auditorias financeiras são sempre trabalhos de certificação, uma vez que são baseadas em informações financeiras apresentadas pela parte responsável. As auditorias operacionais são, normalmente, trabalhos de relatório direto. As auditorias de conformidade podem ser trabalhos de certificação, de relatório direto ou ambos ao mesmo tempo.

  • ISSAI 100

    Tipos de trabalho

    Existem dois tipos de trabalho:

    1 - Nos trabalhos de certificação a parte responsável mensura o objeto de acordo com os critérios e apresenta a informação do objeto, sobre a qual o auditor então obtém evidência de auditoria suficiente e apropriada para proporcionar uma base razoável para expressar uma conclusão.

    2 - Nos trabalhos de relatório direto é o auditor quem mensura ou avalia o objeto de acordo com os critérios. O auditor seleciona o objeto e os critérios, levando em consideração risco e materialidade. O resultado da mensuração do objeto de acordo com os critérios é apresentado no relatório de auditoria na forma de achados, conclusões, recomendações ou de uma opinião.

    As auditorias financeiras são sempre trabalhos de certificação, uma vez que são baseadas em informações financeiras apresentadas pela parte responsável. As auditorias operacionais são, normalmente, trabalhos de relatório direto. As auditorias de conformidade podem ser trabalhos de certificação, de relatório direto ou ambos ao mesmo tempo.

    ERRADO

    Fonte: ISSAI – 2020- Prof. Rodrigo Fontenelle

    Excelentes estudos !!!

  • Errado.

    A questão trata de Auditoria Operacional e não da financeira.

    Existem dois tipos de trabalho:

    • Nos trabalhos de certificação, a parte responsável mensura o objeto de acordo com os critérios e apresenta a informação do objeto, sobre a qual o auditor então obtém evidência de auditoria suficiente e apropriada para proporcionar uma base razoável para expressar uma conclusão.
    • Nos trabalhos de relatório direto, é o auditor quem mensura ou avalia o objeto de acordo com os critérios. O auditor seleciona o objeto e os critérios, levando em consideração risco e materialidade. O resultado da mensuração do objeto, de acordo com os critérios, é apresentado no relatório de auditoria na forma de achados, conclusões, recomendações ou de uma opinião. A auditoria do objeto pode também proporcionar novas informações, análises ou novas perspectivas.

    Os três tipos principais de auditoria do setor público são definidos como segue:

    • Auditoria financeira: o objeto de uma auditoria financeira é a posição financeira, o desempenho, o fluxo de caixa ou outros elementos que são reconhecidos, mensurados e apresentados em demonstrações financeiras. A informação sobre o objeto são as demonstrações financeiras. São sempre trabalhos de certificação, uma vez que são baseadas em informações financeiras apresentadas pela parte responsável.

    • Auditoria operacional: o objeto de uma auditoria operacional é delimitado pelos objetivos e questões de auditoria. Os objetos podem ser programas específicos, entidades, fundos ou certas atividades (com seus produtos, resultados e impactos), situações existentes (incluindo causas e efeitos), assim como informações financeiras ou não financeiras sobre qualquer um desses elementos. O auditor mensura ou avalia o objeto para avaliar a extensão na qual os critérios estabelecidos foram ou não atendidos. São, normalmente, trabalhos de relatório direto.

    • Auditoria de conformidade: o objeto de uma auditoria de conformidade é delimitado pelo escopo da auditoria. Podem ser atividades, transações financeiras ou informações. Em trabalhos de certificação sobre conformidade, o auditor foca na informação sobre o objeto, que pode ser uma declaração de conformidade com uma estrutura de relatório estabelecida e padronizada. Podem ser trabalhos de certificação, de relatório direto ou ambos ao mesmo tempo

  • Justificativa do CESPE:

    Existem dois tipos de trabalho de auditoria conforme o ISSAI 100. O primeiro, definido de trabalhos de certificação. O Segundo de trabalhos de relatório direto. Nas auditorias financeiras a parte responsável mensura o objeto de acordo com os critérios e apresenta a informação do objeto, sobre a qual o auditor então obtém evidência de auditoria suficiente e apropriada para proporcionar uma base razoável para expressar uma conclusão.

  • Segundo a ISSAI 100, auditoria financeiras são sempre trabalhos de certificação. Neste tipo de trabalho, a PARTE RESPONSÁVEL é quem mensura e avaliar o objeto de acordo com os critérios.

    O auditor mensura e avalia o objeto apenas nos trabalhos de relatório direto (como os da auditoria operacional)

  • Independentemente de ser auditoria financeira, governamental, interna ou não, o processo de mensuração, cálculo de estimativas, prevenção de fraudes, classificação, valoração, lançamentos de débitos e créditos no razão etc. é definido pela parte que reporta a informação (administração da entidade). O auditor não executa (mensura) a contabilidade, ele apenas AVALIA. Os diversos referenciais de auditoria irão trazer essa mesma conclusão seja no campo público ou privado.

    Resposta: errado.

  • Auditoria (Financeira OU Contábil) ==> Mensuração é feita pelo Administração ou Governança, NÃO O AUDITOR.

    Bons estudos.

  • Vamos analisar a questão.


    Conforme o enunciado, o candidato deve demonstrar conhecimento acerca da NBASP 100 (ISSAI 100) - PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DE AUDITORIA NO SETOR PÚBLICO.


    De acordo com a norma, as auditorias financeiras “são sempre trabalhos de certificação, uma vez que são baseadas em informações financeiras apresentadas pela parte responsável". (grifo nosso.)


    Desta forma, nas auditorias financeiras, o auditor não mensura e nem avalia o objeto de acordo com os critérios de risco e materialidade.



    Gabarito do Professor: ERRADO.

  • tipos de auditoria

    1. Financeira → sempre é trabalho de certificação
    2. Conformidade → pode ser certificação, relatório direto ou ambos
    3. Operacional  geralmente é relatório direto

    Tipos de trabalho

    1. Certificação → a parte responsável mensura o objeto e o auditor obtém evidências para expressar uma conclusão
    2. Relatório Direto → auditor mensura ou avalia o objeto

    (Comentário da Mih)

    • auditorias financeiras “são sempre trabalhos de certificação, uma vez que são baseadas em informações financeiras apresentadas pela parte responsável". 
    • Nas auditorias financeiras, o auditor não mensura e nem avalia o objeto de acordo com os critérios de risco e materialidade.

    Gabarito do Professor: ERRADO. (QC)

  • O processo de mensuração, cálculo de estimativas, prevenção de fraudes, classificação, valoração, lançamentos de débitos e créditos no razão etc. é definido pela parte que reporta a informação (administração da entidade). O auditor não executa (mensura) a contabilidade, ele apenas AVALIA.