-
CESPE. JUSTIFICATIVA: CERTO. O auditor não precisa incluir na documentação de auditoria versões superadas de papéis de trabalho e demonstrações contábeis, notas que reflitam entendimento incompleto ou preliminar, entre outros.
Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp
bons estudos!
-
Certo
Segundo a NBC TA 230(R1), “Documentação de auditoria é o registro dos procedimentos de auditoria executados, da evidência de auditoria relevante obtida e conclusões alcançadas pelo auditor (usualmente também é utilizada a expressão “papéis de trabalho”)”.
Questão aborda exemplos de documentos que devem ser excluídos da documentação de auditoria.
Veja:
A4. O auditor não precisa incluir na documentação de auditoria versões superadas de papéis de trabalho e demonstrações contábeis, notas que reflitam entendimento incompleto ou preliminar, cópias anteriores de documentos corrigidos em decorrência de erros tipográficos ou de outro tipo de documentos em duplicata.
-
De forma simples, quando o controle “não controla” surge o risco de controle. Tecnicamente, seria a possibilidade de um controle não detectar prevenir ou corrigir distorções e outros riscos, que seriam incorporados às demonstrações contábeis e ás atividades operacionais da entidade.
Resposta: certo
-
Gabarito: Certo
O auditor NÃO PRECISA INCLUIR na documentação de auditoria versões superadas de papéis de trabalho e demonstrações contábeis, notas que reflitam entendimento incompleto ou preliminar, cópias anteriores de documentos corrigidos em decorrência de erros tipográficos ou de outro tipo de documentos em duplicata.
-
CESPE. JUSTIFICATIVA: CERTO. O auditor não precisa incluir na documentação de auditoria versões superadas de papéis de trabalho e demonstrações contábeis, notas que reflitam entendimento incompleto ou preliminar, entre outros.
-
Uma boa documentação de auditoria: ajuda a equipe na condução de auditoria; facilita o trabalho da supervisão e o controle de qualidade; permite que outro auditor, sem envolvimento prévio, entenda procedimentos executados e resultados obtidos; permite a responsabilização (ou defesa) dos auditores; mantém registro para auditorias futuras; É elaborada durante os trabalhos (a elaborada após execução tende a ser menos precisa); Está sempre atualizada.
O fato de a documentação precisar estar sempre atualizada implica que ela deve refleti a situação mais recente da auditoria. Assim, o auditor precisa guardar sempre a informação mais nova. Informações que não mais se aplicam, podem ser desconsideradas. A ideia é que o papel de trabalho sempre esteja na sua versão mais recente (versões anteriores ou preliminares podem ser descartadas).
Versões superadas de papéis de trabalho são versões que estão desatualizadas. Neste caso, o auditor deve excluir tais informações, pois deve manter apenas a documentação recente. Assim, na situação apontada pela questão, o auditor agiu corretamente.
Resposta: Certo
-
certa
NBC TA 230(R1):A4. O auditor não precisa incluir na documentação de auditoria versões superadas de papéis de trabalho e demonstrações contábeis, notas que reflitam entendimento incompleto ou preliminar, cópias anteriores de documentos corrigidos em decorrência de erros tipográficos ou de outro tipo de documentos em duplicata.
-
Para solucionar a questão o
candidato deve ter conhecimento da NBC TA 230 (R1) - Documentação de Auditoria, do Conselho Federal
de Contabilidade.
Segundo a norma, "o auditor não
precisa incluir na documentação de auditoria versões superadas
de papéis de trabalho e demonstrações contábeis, notas que reflitam
entendimento incompleto ou preliminar, cópias anteriores de documentos
corrigidos em decorrência de erros tipográficos ou de outro tipo de
documentos em duplicata". (grifo nosso.)
Gabarito do Professor: CERTO.