SóProvas


ID
5098639
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Em cada item que se segue, é apresentada uma situação hipotética acerca do planejamento de auditoria, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Raul, analista de controle externo de tribunal de contas, ao auditar determinada entidade governamental, manifestou preocupação de não haver um bom sistema de controle interno que prevenisse ou detectasse, em tempo hábil, erros ou irregularidades relevantes. Nessa situação, a preocupação manifestada pelo servidor se refere ao risco de controle.

Alternativas
Comentários
  • CESPE. JUSTIFICATIVA: CERTO. O risco de controle é aquele de não haver um bom sistema de controle interno que previna ou detecte, em tempo hábil, erros ou irregularidades relevantes. O risco de controle está relacionado à eficácia dos mecanismos de controle interno

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Certo

    --> RISCO DE CONTROLE - é o risco de que uma distorção que possa ocorrer em uma afirmação sobre uma classe de transação, saldo contábil ou divulgação e que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções, não seja prevenida, detectada e corrigida tempestivamente pelo controle interno da entidade.

  • Gabarito: CERTO

    Justificativa do CESPE: O risco de controle é aquele de não haver um bom sistema de controle interno que previna ou detecte, em tempo hábil, erros ou irregularidades relevantes. O risco de controle está relacionado à eficácia dos mecanismos de controle interno.

  • Aprendendo o jogo do CESPE!!!

    RISCOS:

    (CESPE/CGE-CE/2019) Define-se risco como a possibilidade de um evento ocorrer e afetar adversamente a realização dos objetivos.(CERTO)

    # RISCO DE AUDITORIA:

    I) Risco de distorção relevante:

    • Risco Inerente;
    • Risco de Controle;

    II) Risco de detecção:

    (CESPE/TCE-AC/2009) Acerca dos riscos de auditoria, é correto afirmar que são formados por três componentes básicos: os riscos inerentes, de controle e de detecção.(CERTO)

    (CESPE/TCU/2015) O risco de auditoria é a possibilidade de o auditor, por algum motivo alheio a sua vontade, vir a emitir uma opinião tecnicamente inadequada sobre demonstrações contábeis significativamente incorretas. Para fins de análise, o risco de auditoria divide-se em três componentes: risco inerente, risco de controle e risco de detecção.(CERTO)

    # Risco de AUDITORIA:

    (CESPE/DETRAN-ES/2010) Risco de auditoria é a possibilidade de o auditor emitir uma opinião tecnicamente inadequada sobre demonstrações contábeis significativamente incorretas.(CERTO)

    (CESPE/SEFAZ-RS/2019) A emissão de opinião inadequada do auditor sobre demonstrações contábeis finais que contenham distorção relevante caracteriza o risco de auditoria.(CERTO)

    1) Risco INERENTE:

    (CESPE/TCU/2013) Os auditores não podem examinar todas as possíveis evidências que eliminariam os riscos de um julgamento equivocado. Um desses possíveis riscos é o risco inerente, presente, por exemplo, na situação em que uma empresa competidora de licitação bilionária é levada a elaborar demonstrações contábeis que favorecem sua imagem quanto à sua real situação econômico-financeira.(CERTO)

    2) Risco de CONTROLE:

    (CESPE/TCE-RJ/2021) Há risco de controle quando NÃO se consegue evitar ou detectar erro ou fraude em um processo, mesmo que este tenha sido submetido a um efetivo controle interno. (CERTO)

    (CESPE/TCDF/2021) Raul, analista de controle externo de tribunal de contas, ao auditar determinada entidade governamental, manifestou preocupação de NÃO haver um bom sistema de controle interno que prevenisse ou detectasse, em tempo hábil, erros ou irregularidades relevantes. Nessa situação, a preocupação manifestada pelo servidor se refere ao risco de controle.(CERTO)

    (CESPE/ANAC/2012) A avaliação do risco de controle, realizada durante a execução de uma auditoria, constitui processo de avaliação da eficácia dos controles internos de uma entidade na prevenção e detecção de erros ou classificações indevidas nas demonstrações contábeis.(CERTO)

    3) Risco de DETECÇÃO:

    (CESPE/SAD-PE/2010) O risco de detecção ocorre quando o auditor, ao aplicar os procedimentos de auditoria, não percebe ou identifica os erros.(CERTO)

    Gabarito: Certo.

    “E quando você pensar em desistir, lembre-se dos motivos que te fizeram aguentar até agora!”

  • riscos de auditoria

    DE COIN

    DEtecção

    COntrole

    INerentes

  • RA = (RI x RC) x RD

    RA = risco de auditoria

    RI = risco inerente (intrínseco a qualquer atividade ou negócio)

    RC = risco de controle (há Ctr. Interno, porém são falhos, inócuos)

    RD = risco de detecção (risco do Auditor externo ou independente)

    (RI x RC) = RDR = Risco de Distorção Relevante.

    Bons estudos.

  • Para solucionar a questão o candidato deve ter conhecimento da NBC TA 200 (R1) – Objetivos gerais do auditor independente e a condução da auditoria em conformidade com normas de auditoria, do Conselho Federal de Contabilidade. 


    De acordo com a norma, “o risco de controle é uma função da eficácia do desenho (controles estabelecidos), da implementação e da manutenção do controle interno pela administração no tratamento dos riscos identificados que ameaçam o cumprimento dos objetivos da entidade, que são relevantes para a elaboração das demonstrações contábeis da entidade.".



    Gabarito do Professor: CERTO.
  • Parece tão óbvia que dá até medo de marcar certo........

  • Os que esperam no Senhor Jesus Cristo, são como os montes de Sião que não se abalam. Já deu certo...continue e não parem.