SóProvas


ID
5098714
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Acerca de retorno sobre ativos (ROA), alavancagem financeira e retorno sobre o patrimônio líquido, julgue o item subsequente.

Caso uma empresa incorra em despesa com juros em montante superior àquele obtido ao se apurar o lucro antes dos juros e impostos sobre lucro, ela apresentará alavancagem financeira desfavorável, isto é, o capital de terceiros estará consumindo seu patrimônio líquido.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Grau de Alavancagem Financeira= ROE/ROA

    Reflete as decisões de financiamento da empresa e como elas influenciam no aumento da rentabilidade, é alavancar o lucro líquido por meio do uso inteligente da estrutura de capital da empresa. O grau de alavancagem financeira é a razão entre a taxa de Retorno sobre o Patrimônio Líquido e a de Retorno sobre o Ativo.

    A.F = 1 --> NULA;

    Se GAF = 1,0, a alavancagem financeira será considerada nula. Nesse caso, não há despesas financeiras, ou seja, não há capital de terceiros (que são, geralmente, instituições financeiras) na estrutura de capital. O risco financeiro é baixo.

     

    A.F. > 1 --> Favorável "acionistas lucram";

    Se GAF > 1,0 a alavancagem financeira será considerada favorável: o retorno sobre o Ativo Total (conjunto de bens e direitos da empresa, expressos em moeda) será razoavelmente maior que a remuneração paga ao capital de terceiros (a título de juros e comissões).

     

    A.F. < 1 --> Desfavorável "Consumo do P.L. da empresa"

    Se GAF < 1,0 a alavancagem financeira será considerada desfavorável, pois os recursos de terceiros tiveram um custo maior do que o ROI e, neste caso, estão prejudicando a empresa. Nesse caso, há risco financeiro. Se o RPL é menor do que o RAT, isto significa que o capital de terceiros está consumindo parte do patrimônio líquido. Mesmo se o Ativo Total gerar um retorno, parte desse retorno estará sendo financiada por capital de terceiros - o qual é, neste caso, remunerado a uma taxa superior à taxa de retorno sobre o Ativo Total. Diz-se então que o capital de terceiros está exercendo alavancagem negativa.

    Analisando o item temos que caso a empresa incorra em despesas financeiras em montante superior ao LAJIR (lucro antes dos juros e impostos sobre lucro), o denominador do GAF será maior e, portanto, teremos GAF < 1 (alavancagem financeira desfavorável).

  • JUSTIFICATIVA: CERTO. Na situação apresentada, a empresa apresenta lucro antes dos juros e imposto de renda (LAJIR) inferior ao lucro antes do imposto de renda (LAIR), o que, por conseguinte, gerará um grau de alavancagem financeira (GAF) negativa. Para encontrar o GAF, é preciso analisar a demonstração do resultado de exercício a partir da seguinte relação.

    LAIR = LAJIR - JUROS

    Para exemplificar, considere-se uma empresa cujo LAJIR seja de R$ 50.000,00 e que possua despesas financeiras (juros) no valor de R$ 60.000,00. O LAIR dessa empresa pode ser calculado da seguinte forma.

    LAIR = LAJIR - JUROS

    LAIR = 50.000,00 - 60.000,00

    LAIR = -10.000,00

    Para encontrar o GAF, divide-se o LAJIR pelo LAIR.

    GAF = LAJIR ÷ LAIR

    GAF = 50.000,00 ÷ (-10.000,00)

    GAF = -5

    Esse grau de alavancagem financeira somente existe devido à presença da remuneração do capital de terceiros na estrutura de capital da empresa, ou seja, um capital que dá origem ao pagamento de juros. Como se pode ver, o GAF é expresso em índice, de maneira que:

    GAF = 1: a alavancagem financeira é nula;

    GAF > 1: a alavancagem financeira é favorável, ou seja, o capital de terceiros está contribuindo para gerar retorno adicional a favor do acionista;

    GAF < 1: a alavancagem financeira é desfavorável, ou seja, o capital de terceiros está consumindo o patrimônio líquido.

  • Não é a primeira vez, mas não consigo ver a tabela.
  • O Grau de Alavancagem Financeira (GAF) indica a influência que os acionistas estão recebendo pela participação dos recursos nos negócios da empresa. A expressão “alavancagem financeira” significa o que a empresa consegue alavancar, ou seja, aumentar o lucro líquido por meio da estrutura de financiamento. Trata-se, portanto, do efeito da estrutura de financiamento no lucro dos acionistas.

    GAF = Rentabilidade dos Capitais Próprios Rentabilidade da empresa.

    GAF < 1: Alavancagem Financeira Negativa. Os capitais de terceiros estão influenciando negativamente o retorno do capital próprio da empresa. Logo, não é interessante para a empresa captar recursos de terceiros, pois o custo do endividamento com os ativos financiados por terceiros é superior ao retorno para os acionistas dos investimentos efetuados com esses recursos de terceiros.

  • CERTA

    Grau de Alavancagem Financeira (GAF)

    GAF = LAJIR ÷ LAIR

    LAJIR: Lucro antes de juros e imposto de renda (EBITDA)

    LAIR: Lucro antes do imposto de renda ou LAJIR subtraído dos Juros (EBIT)

    Outra forma de se chegar no GAF:

    GAF = ROE÷ROI

    ROE = Lucro Líquido÷PL

    ROI = NOPAT÷Ativo

    NOPAT = Lucro Líquido + Despesa Financeira

    Grau de Alavancagem Operacional (GAO)

    GAO = MC ÷ LAJIR

    MC: Margem de contribuição

    LAJIR: Lucro antes de juros e imposto de renda (EBITDA)

    Outras formas de chegar no GAO:

    GAO = variação no lucro operacional (%) ÷ variação no volume de vendas (%)

    GAO = 1÷ MS

    MS: Margem de Segurança

  • A questão cobra o conceito de grau de alavancagem financeira de uma empresa. Disto, podemos inferir que o Grau de Alavancagem Financeira (GAF) apresenta quais os efeitos das variações ocorridas no Lucro Antes dos Juros e do Imposto de Renda (LAJIR) que refletem no Lucro Líquido (LL).

    Do exposto, podemos concluir que quanto maior for o GAF da entidade, maior será o endividamento e o risco financeiro. Caso a alavancagem financeira de uma empresa for maior com relação ao seu endividamento, maior será o seu índice de alavancagem. Assim sendo, para que uma empresa obtenha maiores ganhos ela terá que correr maiores riscos.

    O GAF existe devido a presença da remuneração do capital de terceiros na estrutura de capital da empresa, ou seja, um capital que dá origem ao pagamento de juros. Caso uma empresa incorra em despesa com juros em montante superior àquele obtido ao se apurar o lucro antes dos juros e impostos sobre lucro, ela apresentará alavancagem financeira desfavorável, isto é, o capital de terceiros estará consumindo seu patrimônio líquido.


    Gabarito do Professor: CERTO.