SóProvas


ID
5098723
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

No que se refere à análise econômico-financeira de uma empresa, julgue o item seguinte.

O indicador denominado fluxo sobre lucro é influenciado pela despesa de juros, mas não é influenciado pelo pagamento dos juros a pagar.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    RECURSO.O indicador denominado fluxo sobre o lucro mostra quanto do lucro foi transformado em caixa das operações. Compara uma medida pelo regime de competência com o desempenho medido pelo regime de caixa.

    Fluxo sobre Lucro = Fluxo de Caixa das Atividades Operacionais/Lucro Líquido

    Fluxo sobre o lucro = FCO / L.L 

     

    As despesas de juros reduzem o lucro líquido e, portanto, aumentam e influenciam oFluxo sobre Lucro.

     

    Fluxo sobre o Lucro = FCO/LL

     

    Da mesma forma, o pagamento de juros reduz o fluxo de caixa operacional e, logo, reduz e influência também o Fluxo sobre Lucro.

     

    Segundo o CPC 03 –Demonstração dos Fluxos de Caixa, temos o seguinte:33. Os juros pagos e recebidos e os dividendos e os juros sobre o capital próprio recebidos podem ser classificados como fluxos de caixa operacionais, porque eles entram na determinação do lucro líquido ou prejuízo. Alternativamente, os juros pagos e os juros, os dividendos e os juros sobre o capital próprio recebidos podem ser classificados, respectivamente, com o fluxos de caixa de financiamento e fluxos de caixa de investimento, porque são custos de obtenção de recursos financeiros ou retornos sobre investimentos.

    34A. Este Pronunciamento encoraja fortemente as entidades a classificarem os juros, recebidos ou pagos, e os dividendos e juros sobre o capital próprio recebidos como fluxos de caixa das atividades operacionais, e os dividendos e juros sobre o capital próprio pagos como fluxos de caixa das atividades de financiamento. Alternativa diferente deve ser seguida de nota evidenciando esse fato.

     

    Assim, na DFC, os juros podem ser classificados como fluxos operacionais ou fluxos de financiamentos. Porém, como não foi mencionado nada no enunciado e a norma encoraja a utilização como fluxo operacional, subtende-se que o pagamento de juros seja, regra, fluxo de caixa operacional. 

     

    Dessa forma o gabarito é errado. Diante disso, solicitamos a mudança de gabarito de Certo para Errado ou a anulação da questão.

  • JUSTIFICATIVA: CERTO. O fluxo sobre lucro depende das informações relativas às atividades operacionais, e não das atividades financeiras da empresa. Desse modo, um aumento no pagamento de juros não interfere no indicador. 

    ----

    Não entendi a justificativa da banca. A fórmula do fluxo de lucro é Fluxo de Caixa das Atividades Operacionais/Lucro Líquido.

    Ora, o fluxo de caixa é apurado utilizando-se o regime de caixa. Assim, o que importa é o momento do pagamento e não a ocorrência do fato gerador da despesa. E a classificação recomendada para o pagamento de juros é como fluxo operacional. Alternativamente, pode-se classificá-lo como fluxo de financiamento.

  • Mas da onde a CESPE tira esses indicadores ? Se o gabarito está como certo não deve ser nada da DFC

  • Alguém por obséquio explica de onde saiu esse indicador? nunca vi em aula, prova, pdf, nada.

  • JUSTIFICATIVA DA BANCA CEBRASPE PARA ANULAR O ITEM:

    A utilização da expressão “mas não é influenciado pelo pagamento dos juros a pagar” prejudicou o julgamento objetivo do item por ser ambígua.

    Fonte: https://cdn.cebraspe.org.br/concursos/tc_df_20_ace/arquivos/TCDF_ACE_JUSTIFICATIVAS_ALTERAO_MANUTENO_DE_GABARITO.PDF [QUESTÃO 118]

  • Pra quem quiser saber mais sobre o índice, tem a explicação neste artigo: http://avaliacaodeempresas.blogspot.com/2012/03/fluxo-sobre-lucro.html

    Fonte do blog: Prof. César Tibúrcio (Departamento de Ciências Contábeis da UnB).

    O artigo cita o termo "accruals", mas não o explica. Na aula do Prof. Daniela Negreiros há a explicação:

    "A diferença entre o lucro líquido e o fluxo de caixa operacional líquido é conhecida como accruals (acumulações). Portanto, accruals seriam todas aquelas contas de resultado que entraram no cômputo do lucro, mas que não implicam em necessária movimentação de disponibilidades, ou as alocações feitas ao lucro que não se transformaram em dinheiro no período corrente".

    No inglês, "accrual basis" = regime de competência.

    Só tinha visto uma vez a cobrança desse índice, nesta questão aqui: Q911260 (EMAP - 2018)

    Pesquisando no QC, entrei essas outras também: Q1120022 (TJ/PA - 2020); Q1040349 (TCE-RO - 2019)