SóProvas


ID
5098792
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A dívida pública brasileira federal superou, em 2019, o montante de R$ 4 trilhões, conforme informações disponibilizadas pela Secretaria do Tesouro Nacional. Com relação à necessidade de financiamento do governo e à dívida pública e seus efeitos, julgue o item que se segue.

A trajetória da dívida pública federal nos últimos 10 anos apresenta uma tendência de crescimento com ampliação da velocidade de crescimento desde novembro de 2014.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    A questão está correta, pois representa o crescimento da dívida pública do Brasil nos últimos tempos, o que se agravou após a crise de 2015 e os gastos do governo em 2020 para tentar conter os impactos na economia do coronavírus.

    https://www.direcaoconcursos.com.br/artigos/gabarit-extraoficial-economia-para-tcdf/

  • JUSTIFICATIVA: CERTO. A trajetória da dívida pública federal apresenta uma tendência de crescimento desde 2004. A partir de novembro de 2014, o país voltou a colacionar resultados negativos de resultado primário e ampliou a velocidade de crescimento da dívida, conforme dados disponíveis no sítio da Secretaria do Tesouro Nacional.

  • Questão correta! Se considerados em seu conjunto, nos últimos 10 anos (de 2011 a 2021), a dívida pública subiu bastante. A partir de 2014, tivemos uma crise econômica, o que elevou a dívida pública substancialmente, fazendo com que esta acelerasse.

    Durante este período, o ápice ocorreu durante o ano de 2020, com o começo da pandemia do coronavírus, período no qual o governo brasileiro gastou bastante (por exemplo, com o auxílio emergencial), o que aumentou ainda mais a dívida pública.

     Resposta: C

  • Atualmente, o Brasil paga juros acima de 6% ao ano, enquanto os EUA pagam juros de 2,5%, mais

    ou menos. Isso significa que, após um ano, enquanto nossa dívida cresce 6%, a dos EUA cresce

    apenas 2,5%, o que faz com que apesar da dívida dos EUA ser maior, ela seja mais barata (já que

    os juros pagos pelos EUA são menores que os que pagamos aqui).

  • Fala pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre Deficit Público.

    E a questão está correta mesmo!

    Se considerados em seu conjunto, nos últimos 10 anos (de 2011 a 2021), a dívida pública subiu bastante.

    A partir do final de 2014, tivemos uma crise econômica, o que elevou a dívida pública substancialmente, fazendo com que esta acelerasse.

    Durante este período, o ápice ocorreu durante o ano de 2020, com o começo da pandemia do Coronavírus, período no qual o governo brasileiro gastou bastante (por exemplo, com o auxílio emergencial), o que aumentou ainda mais a dívida pública.


    Gabarito do Professor: CERTO.