SóProvas


ID
5100091
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EMPREL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Uma Virtual Private Network (VPN) é um serviço de rede intermediário opcional entre o usuário e a internet, que oferece ferramentas adicionais de criptografia e navegação sigilosa. Para habilitar VPN ponto a ponto, é necessário usar protocolos específicos para garantir a segurança da comunicação. Assinale a alternativa que apresenta um protocolo que pode ser utilizado para esse objetivo.

Alternativas
Comentários
  • Correta, D

    Basicamente, o que é uma VPN? R: é uma rede de comunicações privada construída sobre uma rede de comunicações pública. O tráfego de dados é levado pela rede pública utilizando protocolos padrões.

    O que é o protocolo IPsec? R: Protocolo de Segurança IP é uma extensão do protocolo IP que visa a ser o método padrão para o fornecimento de privacidade do usuário, integridade dos dados e autenticidade das informações ou prevenção de identity spoofing, quando se transferem informações através de redes IP pela internet. Uma VPN IPsec tem dois modos de operação: 1. modo de transporte e 2. modo de tunelamento. Ambos os modos servem para proteger a transferência de dados entre duas redes diferentes. Durante o modo de transporte, a mensagem no pacote de dados é criptografada.

    A fé na vitória tem que ser inabalável !

  • O protocolo IPsec é um dos protocolos de segurança mais importantes e é amplamente utilizado em empresas e também em usuários domésticos. Nos últimos tempos, fabricantes como ASUS, AVM e até mesmo D-Link, estão integrando VPN em seus roteadores domésticos com base no protocolo IPsec. Este protocolo fornece serviços de segurança para a camada IP e para todos os protocolos superiores, como TCP e UDP (camada de transporte da Internet). Graças ao IPsec, podemos comunicar entre diferentes pontos da Internet de forma segura, como duas ou mais empresas entre si, ou um usuário com a sua casa, o IPsec adapta-se perfeitamente às necessidades VPN de ambos os “mundos”.

    Uma característica muito importante do IPsec é que ele funciona na camada 3 do OSI (camada de rede), outros protocolos VPN, como OpenVPN ou WireGuard trabalham na camada 4 (camada de transporte), uma vez que as duas últimas baseiam sua segurança em TLS e DTLS respectivamente. O IPsec em redes IPv4 está logo acima do cabeçalho IP, no entanto, em redes IPv6 ele é integrado (ESP) no próprio cabeçalho na seção “Extensões”.

    Leia mais:

    https://itigic.com/pt/ipsec-protocol-for-vpn-with-better-security-how-it-works/

  • Gabarito: D

    IPSec - Criptografa e transporta no tunelamento (vpn)

    O Protocolo IPSec implementa uma forma de tunelamento na camada da rede (IP) e é parte das especificações da pilha de protocolos IPV6. Ele fornece autenticação em nível da rede, a verificação da integridade de dados e transmissão com criptografia e chaves fortes de 128 bits. Implementa um alto grau de segurança na transmissão das informações. O protocolo IPSec dificulta de maneira permanente uma eventual tentativa de ataque vindo por parte do “hacker”, tornando muito dificil fazer um grampo em linhas de comunicação e obter qualquer informação útil do trafego da rede.

    O IPsec é parte obrigatória do IPv6, e opcional para o uso com IPv4. O padrão foi projetado para ser indiferente às versões do IP, à distribuição atual difundida e às implementações do IPv4. E este protocolo também se encontra no núcleo Linux.

    AH= Autenticidade + Integridade

    ESP = confidencialidade (privacidade)