Conforme Rowley (2002, p. 126-127):
Quando é preciso acessar uma série de arquivos interligados, como num sistema de gerenciamento de bibliotecas, deve-se dispor de diretrizes para alocar dados e arquivos específicos no sistema da base de dados e definir os melhores ou chaves entre os arquivos. São três os principais tipos estruturais de bases de dados e SGBD correlato: hierárquicas, em rede e relacionais.
As bases de dados hierárquicas são estruturadas como um arranjo arborescente. Cada item de dados localiza-se num item de dados de nível superior. Assim, se a base de dados contiver informações sobre os empregados da empresa, elas serão organizadas por fábricas, departamentos e em seguida os empregados dos diferentes escalões.
O método de rede baseia-se em vínculos explícitos ou apontadores entre entidades afins. O modelo mais conhecido é o Codasyl. [...]. O método de rede requer um grande número de vínculos entre os itens de dados, que ocupam uma parcela considerável de espaço de armazenamento.
As bases de dados relacionais empregam um tipo de estrutura de base de dados que tem sido amplamente utilizado em sistemas de bases de dados. Nos sistemas relacionais, as informações são mantidas num conjunto de relações ou tabelas.
Gab. D
ROWLEY, Jennifer. A biblioteca eletrônica. Brasília: Briquet de Lemos, 2002.