SóProvas


ID
5102653
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A ressuscitação cardiopulmonar (RCP) refere-se a uma série de ações de emergência realizadas em um esforço para ressuscitar manualmente uma pessoa em parada cardiorrespiratória (PCR). Como a RCP requer vários tratamentos de emergência em um curto espaço de tempo, os procedimentos essenciais de tratamento são estabelecidos em diretrizes padronizadas e embasadas em recomendações internacionais.

A esse respeito, com base nas diretrizes atuais de 2020 da American Heart Association (AHA), julgue o item a seguir.

Na RCP durante a gravidez, a prioridade inicial será a avaliação materna. Após a possível recuperação materna, recorre-se à avaliação fetal.

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe o motivo da questão esta errada?

  • tratamento da PCR na gravidez é focado em ressuscitação maternal, com a preparação para uma cesariana de emergência, se necessário, para salvar o bebê e melhorar as chances de ressuscitação bem-sucedida da mãe.

    ATUALIZAÇÕES GUIDELINE 2020

  • A parada cardiorespiratória (PCR) na gestação é um evento raro (1:30.000/1:20.000 gestações), porém catastrófico. A sobrevivência é baixa e comumente associada a sequelas. As modificações fisiológicas da gestação alteram as necessidades do organismo materno e tornam mais difícil a reanimação cardiopulmonar (RCP).

    Ação imediata é fundamental, já que a condução inicial modifica o prognóstico. O atendimento deve sempre ser integral e padronizado.

    Todo profissional que atende emergências e/ou gestantes precisa estar preparado através de treinamentos e padronização de condutas. A prioridade é sempre a reanimação materna e todos os protocolos de reanimação e eletrocardioversão são semelhantes aos praticados em pacientes não grávidas.

    O médico que realiza a RCP, independente de sua especialidade, deve estar preparado para retirar o feto em caráter de emergência.

  • Após a possível recuperação, creio que o erro possa estar ai, na interpretação do português, a prioridade é a materna, mas não a possível recuperação, logo após os protocolos aplicados com a mãe já avalia o feto.

  • O tratamento da PCR na gravidez é focado em ressuscitação maternal, com a preparação para uma cesariana de emergência, se necessário, para salvar o bebê e melhorar as chances de ressuscitação bem-sucedida da mãe

  • 2020 (Novo): Como as pacientes grávidas são mais propensas à hipóxia, a oxigenação e o manejo da via aérea devem ser priorizados durante a ressuscitação de uma PCR durante a gravidez. 2020 (Novo): Devido à possível interferência na ressuscitação materna, o monitoramento do feto deve ser ignorado durante a PCR na gravidez. 2020 (Novo): Recomendamos o controle direcionado da temperatura para mulheres grávidas que permanecerem em coma depois da ressuscitação de uma PCR. 2020 (Novo): Durante o controle direcionado da temperatura da paciente grávida, recomendamos que o feto seja continuamente monitorado em relação à bradicardia como possível complicação e uma consulta com a equipe de obstetrícia e com a equipe neonatal deve ser realizada. 

  • varias pessoas falaram mas ninguém falou o motivo de estar errada.