SóProvas


ID
5102785
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Mauá - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A Norma de Desempenho NBR 15575 considera um edifício habitacional como cinco sistemas distintos: Estrutura, Sistemas Hidrossanitários, Pisos, Coberturas e Vedações. Em relação ao desempenho desses sistemas, analise as assertivas abaixo:


I. A ruína é a variação da distância entre pontos de um corpo submetido a uma determinada tensão, com modificação de sua forma e volume primitivos.

II. Áreas secas são áreas onde, em condições normais de uso e exposição, a utilização direta de água (por exemplo, lavagem com mangueiras, baldes de água, etc.) não está́ prevista nem mesmo durante a operação de limpeza.

III. Os entrepisos propriamente ditos, bem como as vigas que lhe dão sustentação, devem atender critérios de resistência ao fogo, destacando-se que os tempos requeridos se referem à categoria corta-fogo. Para unidades habitacionais assobradadas, isoladas ou geminadas, o tempo é de 20 minutos.

IV. O projeto de um sistema de cobertura deve estabelecer as considerações sobre a ação do vento, os detalhes de fixação e a influência positiva ou não das platibandas, dentre outros.

V. O sistema hidrossanitário é o sistema destinado a fornecer água para o sistema.


Quais estão corretas? 

Alternativas
Comentários
  • Item I -

    Deformação: variação da distância entre pontos de um corpo submetido a uma determinada tensão, com modificação de sua forma e volume primitivos.

    Ruína: característica do estado limite último, por ruptura ou por perda de estabilidade ou por deformação excessiva.

    Item II - Correto

    Item III - Ver comentário do Lucas

    Item IV - Correto

    Item V -

    Sistema hidrossanitário sistemas hidráulicos prediais destinados a suprir os usuários com água potável e de reuso, e a coletar e afastar os esgotos sanitários, bem como coletar e dar destino às águas pluviais 

  • Complementando...

    Ref. ao item III

    15575-3/2013 (sistema de pisos)

    8.3 Requisito – Dificultar a propagação do incêndio, da fumaça e preservar a estabilidade estrutural da edificação  

    8.3.1 Critério – Resistência ao fogo de elementos de compartimentação entre pavimentos e elementos estruturais associados 

    Os ENTREPISOS propriamente ditos, bem como as vigas que lhe dão sustentação, devem atender critérios de resistência ao fogo conforme definido a seguir, destacando-se que os tempos requeridos referem-se à categoria corta-fogo, onde são considerados os critérios de isolamento térmico, estanqueidade e estabilidade: 

    a) Unidades habitacionais assobradadas, isoladas ou geminadas: 20 minutos ***

    *** aqui há um controvérsia: há vários trabalhos -e até mesmo arquivo da ABNT 15575-3/2013- citando a resistência dessas unidades como de 20 minutos, porém o documento retirado na íntegra do próprio site da ABNT cita esta resistência como de 30 minutos. Então caso haja alguma questão que cite 20 minutos, é passível de recurso já que na fonte oficial diz 30 minutos

    (Correção feita após observação do colega Valter)

    b) Edificações multifamiliares até 12 m de altura: 30 minutos; 

    c) Edificações multifamiliares com altura acima de 12 m e até 23 m: 60 minutos; 

    d) Edificações multifamiliares com altura acima de 23 m e até 30 m: 90 minutos; 

    e) Edificações multifamiliares com altura acima de 30 m e até 120 m: 120 minutos; 

    f) Edificações multifamiliares com altura acima de 120 m: 180 minutos. 

    g) Subsolos: no mínimo igual ao dos pisos elevados da edificação e não menos que 60 minutos para alturas descendentes até 10 m e não menos que 90 minutos para alturas descendentes superiores a 10m. 

    A altura da edificação é a medida em metros do piso mais baixo ocupado ao piso do último pavimento. 

    Para o subsolo, a altura descendente, é a medida em metros do piso do pavimento térreo até o piso mais baixo da edificação (piso do último subsolo). 

  • Questão passível de recurso pois a NBR 15575-3 é clara ao dizer que a resistência mínima ao fogo de entrepisos de edificações isoladas, geminadas ou assobradadas é de 30min.

  •  De acordo com a NBR 15575, a menos errada é a letra D