-
( ) Equidade de condições para o acesso e permanência na escola para crianças e adolescentes. (F) ???????????????
Equidade advém do latim aequitas, palavra esta que significa igualdade, justiça.
Valeu AOCP !
-
equidade e igualdade são sinônimos
-
Como assim a alternativa Equidade de condições para o acesso e permanência na escola para crianças e adolescentes. é falsa?
-
O erro está na palavra equidade. Na forma da lei, segundo o ECA, a palavra é igualdade.
-
Igualdade possui um significado relativo ao mesmo tratamento para todos os membros de um determinado grupo de pessoas. Já a equidade significa a promoção de iguais oportunidades para os membros desse grupo, para isso, as diferenças entre as pessoas é considerada.
-
Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:
I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II - direito de ser respeitado por seus educadores;
III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;
IV - direito de organização e participação em entidades estudantis;
V - acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica.
Parágrafo único. É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.
Art. 53-A. É dever da instituição de ensino, clubes e agremiações recreativas e de estabelecimentos congêneres assegurar medidas de conscientização, prevenção e enfrentamento ao uso ou dependência de drogas ilícitas.
-
Faz de conta que postei uma cara de palhaça
-
Igualdade por equidade (emoji com cara de palhaço)
-
A questão exigiu conhecimento sobre o direito à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer que é assegurado a toda criança e adolescente, em conformidade com Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) nº 8.069/90. Vejamos:
(F) Falsa.
O erro é porque o preparo da criança e o adolescente é para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, ou seja, o erro foi dizer que é somente para o trabalho. Vejam o texto legal:
"Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes: (...)"
(F) Falsa.
O erro foi porque a assertiva trouxe uma redação diferente, colocando equidade no lugar de igualdade visto que “equidade” significa senso de justiça, imparcialidade. Vejam o texto legal:
Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; (...)”
(V) Verdadeira.
“Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes: (...) V - acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica. “
(V) Verdadeira.
“Art. 53-A. É dever da instituição de ensino, clubes e agremiações recreativas e de estabelecimentos congêneres assegurar medidas de conscientização, prevenção e enfrentamento ao uso ou dependência de drogas ilícitas.”
Portanto, a sequência ficou assim: F – F – V – V.
Gabarito do monitor: C
-
Aham, só a AOCP pra medir conhecimento através de sinônimos kkkkkkkk fui feita de palhaça
-
No dicionário igualdade e equidade podem até ser sinônimos, mas na educação tais termos são distintos:
Igualdade: mesmo tratamento para todos os membros de um determinado grupo de pessoas.
Equidade: oportunidades de aprendizagem considerando a diferença entre as pessoas de um determinado grupo.
A equidade tem como objetivo promover um tratamento mais justo entre as pessoas. Parte-se do princípio de que pessoas diferentes precisam ser tratadas de forma distinta para que possuam as mesmas oportunidades.
Por exemplo, a suspensão das aulas devido à pandemia de Covid-19 fez com que estudantes passassem a receber aulas online. Houve igualdade de condições para o acesso mas não houve equidade, pois muitos alunos não tinham acesso à internet e não foram disponibilizadas alternativas para atender a todos os educandos.