SóProvas


ID
5103385
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Chiador - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“É necessário considerar que as relações estabelecidas entre o campo e a cidade são estreitas e permitem a presença de elementos urbanos no campo e rurais na cidade, no entanto, sem a destruição das especificidades de cada espacialidade. Assim, o rural não pode ser reduzido ao significado de agrícola e arcaico, pois o processo de modernização possibilitou a presença de indicadores urbanos no campo, como as indústrias que constituem os modernos e diversificados complexos agroindustriais. De forma semelhante, o urbano não pode ser sinônimo de industrial e moderno, pois incorpora atividades e práticas comumente associadas ao mundo rural, uma vez que abriga uma considerável parcela de residentes provenientes do processo de modernização e expropriação do campo.” (ARAUJO, Flávia Aparecida Vieira de; SOARES, Beatriz Ribeiro. RELAÇÃO CIDADE-CAMPO: desafios e perspectivas. In: CAMPOTERRITÓRIO: revista de geografia agrária, v.4, n. 7, p. 216, fev. 2009).

A partir da leitura do texto e de seus conhecimentos sobre a urbanização e as transformações na relação cidade-campo, escolha a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: C

  • GAB:C)

    AONDE ESTAR EM VERMELHO ESTAR O ERRO!

    A questão fundiária é um grande problema do urbano, já que existe uma inadequada distribuição das populações no território brasileiro, havendo uma maior proporção de pessoas por quilômetro quadrado na região Nordeste do país. Um dos mais complexos desafios diz respeito à mobilidade urbana, uma vez que o uso de automóveis particulares foi disseminada (sociedade de consumo), em detrimento ao uso de transporte público.

  • A questão fundiária é um grande problema do urbano, já que existe uma inadequada distribuição das populações no território brasileiro, havendo uma maior proporção de pessoas por quilômetro quadrado na região Nordeste do país. Um dos mais complexos desafios diz respeito à mobilidade urbana, uma vez que o uso de automóveis particulares foi disseminada (sociedade de consumo), em detrimento ao uso de transporte público. A afirmativa se encontra errada pois não é no Nordeste que tem maior proporção de habitantes por km, e sim no CENTRO-OESTE, sendo Distrito Federal o local com maior densidade demográfica do Brasil.

  • GABARITO C

    acredito que o comentário do colega Marcelo Michelon está equivocado, pois a região mais densamente populosa é a sudeste (SP, RJ, MG e ES), onde se encontra a maior quantidade de habitantes por km quadrado no Brasil. O erro da C, portanto, é exatamente esse.

    Lembrando que, conforme o professor Sergio Henrique, o IBGE aceita dois critérios de urbanização, a saber: aquele que possui maior numero de pessoas nas cidades (neste caso é o sudeste) e o de acordo com o maior número de municípios (sendo o nordeste o mais urbanizado, in casu).

    Tendo a acreditar que o comentário do colega Rafael Grégori Tavares Estevão Ramalho não possui também respaldo com a corretude, pois os pontos destacados por ele não são, em meu juízo, erros da assertiva. É exatamente o que a questão diz o que se verifica na realidade: embora boa parcela da população não possua condições de utilizar transporte próprio ou particular (o que gera superlotação dos transportes públicos), o uso de transportes particulares foi sim amplamente disseminado e caracteriza o problema de excesso de veículos nos grandes centros, a exemplo de SP, a qual possui inclusive rodízio de placas. Paralelamente a isso, existem as condições subnormais dos transportes públicos e todas as suas deficiências de infraestrutura, as quais retroalimentam a necessidade do uso de transportes privados e, por consequência,o aumento da frota de carros e mais congestionamento.

    bons estudos

  • De modo simples e direto: A região mais densamente populosa é delimitada pela região sudeste (correção), e não a região nordeste, como aduz a questão (erro).

  • Gabarito: C

    A questão fundiária é um grande problema do urbano (problema rural), já que existe uma inadequada distribuição das populações no território brasileiro, havendo uma maior proporção de pessoas por quilômetro quadrado na região Nordeste (Sudeste) do país. Um dos mais complexos desafios diz respeito à mobilidade urbana, uma vez que o uso de automóveis particulares foi disseminada (sociedade de consumo), em detrimento ao uso de transporte público.(Um bom exemplo disso é o estado de São Paulo.)

    Bons estudos!