SóProvas


ID
5103568
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O Texto 2 

   O povo diz que Deus limitou a inteligência para que os homens não invadissem Seus domínios. Pena não ter feito o mesmo com a burrice humana.

   No Brasil e em outros países, têm ganhado força os movimentos de oposição às vacinas. É um contingente formado, sobretudo, por pessoas que tiveram acesso a escolas de qualidade e às melhores fontes de informação, mas acreditam piamente em especulações estapafúrdias sobre os possíveis malefícios da vacinação.

   Os argumentos para justificar suas crenças contradizem as evidências científicas mais elementares. Afirmam que as vacinas debilitam o organismo, impedem o desenvolvimento do sistema imunológico, causam alergias, autismo, retardo mental e outros males.

   Esquecem que, se chegaram à vida adulta sem as sequelas motoras da poliomielite, as cicatrizes da varíola ou a infertilidade da caxumba, é porque as gerações que os antecederam não foram insensatas como eles. Com a prepotência que a ignorância traz, negam ao filho os cuidados preventivos que receberam de seus pais.

   Discutir com um desses sábios é tarefa mais inglória do que convencer um judeu a rezar virado para Meca ou uma evangélica a receber a Pomba Gira. Quando o pediatra lhes recomenda vacinar as crianças, apelam para a teoria da conspiração: os médicos estariam mancomunados com a indústria farmacêutica, o governo e o capital internacional para explorar a boa-fé de famílias indefesas.

   Essas sumidades têm todo o direito de discordar dos médicos e dos avanços científicos, mas deveriam ser coerentes. Por que não aconselham os filhos a fumar? As filhas a fazer sexo sem proteção? Por que não amamentam os recém-nascidos com mamadeiras e leite em pó em vez de oferecer-lhes o seio materno, por pelo menos seis meses, como recomenda o mesmo Ministério da Saúde que vacina as crianças? [...]


(Extraído de “Sábios antivacinais”, Dráuzio Varela, Folha de S. Paulo, 31/05/2017.)

A incoerência que o autor atribui aos pais que se opõem à vacinação de seus filhos se deve ao fato de:

Alternativas
Comentários
  • Gab D.

    Resposta no último parágrafo do segundo texto.

    Essas sumidades têm todo o direito de discordar dos médicos e dos avanços científicos, mas deveriam ser coerentes. Por que não aconselham os filhos a fumar? As filhas a fazer sexo sem proteção? Por que não amamentam os recém-nascidos com mamadeiras e leite em pó em vez de oferecer-lhes o seio materno, por pelo menos seis meses, como recomenda o mesmo Ministério da Saúde que vacina as crianças? [...]

  • AVANTE GUERREIRO, NÃO DESISTA DO SEU SONHO!

    PMPR!

  • Queee isso, se a) não for verdadeira tbm eu parei....

  • D de Deus.

    Alô UFPR, estou online e roteando.

  • Achei vazia de mais a questão, tem mais de uma, incoerência é o que mais se acha no texto, mas concordo que a letra D é mais certa!

  • GAB: D

    Incrível como a letra A, B e C parecem estar certas, porém fui na perspectiva que a letra D está certa porque no último paragrafo tá explicito assim :  " mas deveriam ser coerentes. Por que não aconselham os filhos a fumar? As filhas a fazer sexo sem proteção? Por que não amamentam os recém-nascidos com mamadeiras e leite em pó em vez de oferecer-lhes o seio materno, por pelo menos seis meses, como recomenda o mesmo Ministério da Saúde que vacina as crianças? [...] ". Diante disso fui na letra D. A banca UFPR, no quesito intepretação de texto, é muito imprevisível. única e legitima maneira é praticar.

    Bons estudos.

  • Tudo que está no texto já elimine kkkk

  • PC-PR 2021

  • A incoerência que o autor atribui aos pais que se opõem à vacinação de seus filhos se deve ao fato de:

    Pede-se o paradoxo, ou seja, a contradição.

  • Pra cima deles

  • Essas sumidades têm todo o direito de discordar dos médicos e dos avanços científicos, mas deveriam ser COERENTES. Por que não aconselham os filhos a fumar? As filhas a fazer sexo sem proteção? Por que não amamentam os recém-nascidos com mamadeiras e leite em pó em vez de oferecer-lhes o seio materno, por pelo menos seis meses, como recomenda o mesmo Ministério da Saúde que vacina as crianças?

    Ex: se os pais aconselham os filhos a não fumarem etc devido à recomendação do Ministério da Saúde, por que não fazem o mesmo quando esse mesmo Ministério recomenda a vacinar??

  • Essa questão é tão atual. Ignorar vacinas e comprar remédios ineficazes para covid. Algumas ações devem ter subido bastante por conta disso e alguns investidores se deram bem. Estou falando isso no dia 06/06/2021, mas até 2022 algumas notícias podem surgir. Só acho... '-'

    Agora, com relação à questão:

    Gab: D

    Se lerem com calma, vão achar o gabarito no último parágrafo:

    Essas sumidades têm todo o direito de discordar dos médicos e dos avanços científicos, mas deveriam ser coerentes. Por que não aconselham os filhos a fumar? As filhas a fazer sexo sem proteção? Por que não amamentam os recém-nascidos com mamadeiras e leite em pó em vez de oferecer-lhes o seio materno, por pelo menos seis meses, como recomenda o mesmo Ministério da Saúde que vacina as crianças? [...].

    ''Nós não podemos voltar. Por isso é tão difícil escolher. Nós precisamos fazer a escolha certa. Enquanto você não escolhe, tudo permanece possível.'' (Mr. Nobody, 2009)

  • Extremamente fácil essa. Onde mora a incoerência? Ué, se os pais adotam a teoria da conspiração para a vacinação porque não repetem a mesma postura com outras orientações do Ministério da Saúde? Óbvio que fica incoerente e por isso alternativa D.

  • Gabarito letra D:

    A incoerência que a questão aborda fica evidente no seguinte trecho : ''Por que não amamentam os recém-nascidos com mamadeiras e leite em pó em vez de oferecer-lhes o seio materno, por pelo menos seis meses, como recomenda o mesmo Ministério da Saúde que vacina as crianças? [...]''

    Amei o texto... super atual!!!

  • QUE TEXTO SHOW DE BOLA, ISSO TINHA QUE SAIR EM REDE NACIONAL

  • Gabarito letra D - como recomenda o mesmo Ministério da Saúde que vacina as crianças? [...]

  • incoerência= hipocrisia, pelo menos nesse contexto. você só acata o que lhe convém. GAB [D]✓