Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre o que está envolvido na função administrativa de controle, assim como em situações que envolvem a administração pública.
I. incorreto.
A função de controle busca garantir a realização dos objetivos e omitir a necessidade de modificá-los.
É por meio do controle que a organização consegue entender quais processos podem ser melhorados, corrigidos, de modo a melhor utilizar os recursos organizacionais para a alcance dos objetivos organizacionais.
II. correto. O decreto 1171, aplicado à administração pública federal no inciso XIV - nos apresenta como dever do servidor:
- jamais retardar qualquer prestação de contas, condição essencial da gestão dos bens, direitos e serviços da coletividade a seu cargo;
III. incorreto.
É vedado ao servidor público exercer sua função, seu poder e sua autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo que observando as formalidades legais.
O decreto 1171, aplicado à administração pública federal no inciso XIV - nos apresenta como dever do servidor
- abster-se, de forma absoluta, de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo qualquer violação expressa à lei;
Após analisarmos os itens, concluímos que a alternativa "C" é a correta.
GABARITO: C
Para resolvermos essa questão, precisamos analisar cada afirmativa separadamente.
I. INCORRETA. A função controle está relacionada ao processo de avaliação da condução das atividades da empresa, para que todas as coisas funcionem da maneira certa e no tempo certo (CHIAVENATO, 2009).
II. CORRETA. A luz do Decreto n.º 1171, de 1994, em seu artigo XIV, letra “d", nos diz que “d) jamais retardar qualquer prestação de contas, condição essencial da gestão dos bens, direitos e serviços da coletividade a seu cargo;". Ou seja, a afirmativa está de acordo com a legislação.
III. INCORRETA. A luz do Decreto n.º 1171, de 1994, em seu artigo XIV, letra “t", nos diz que “t) exercer com estrita moderação as prerrogativas funcionais que lhe sejam atribuídas, abstendo-se de fazê-lo contrariamente aos legítimos interesses dos usuários do serviço público e dos jurisdicionados administrativos;". Ou seja, é dever fundamental do servidor público exercer as prerrogativas da função e não ser contrário ao interesse do serviço público.
Gabarito do Professor: Letra C.