SóProvas


ID
5104822
Banca
FGV
Órgão
Câmara de Salvador - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Alguns moradores do Bairro Delta criaram uma associação com o objetivo de defender os seus interesses. Em razão dos excessos praticados por certos integrantes dessa associação, moradores do Bairro Alfa procuraram um advogado e solicitaram informações sobre a possibilidade de ela vir a ser dissolvida compulsoriamente.
À luz da sistemática constitucional, é correto afirmar que a dissolução compulsória da referida associação é possível:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    Suspensão das atividades → decisão judicial

    Dissolução compulsória → decisão judicial transitada em julgado

    CF/88

    Art. 5º

    XIX - as associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado;

  • ASSOCIAÇÕES:

    SUSPENSÃO = decisão judicial SEM trânsito em julgado (ex: liminar)

    DISSOLUÇÃO = decisão judicial COM trânsito em julgado

  • As associações só poderão ser compulsoriamnete dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial trânsitado em julgado

    Gab: A

  • Art. 5°, XIX, CF/88 - as associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado;

  • Vamos analisar as alternativas, levando em consideração o que está previsto na Constituição:

    - alternativa A: correta. A criação de associações é livre e independe de autorização estatal. No entanto, a associação pode vir a ser dissolvida compulsoriamente´- ou seja, de forma obrigatória, mesmo sem a concordância de seus associados - se houver uma decisão judicial transitada em julgado que determine o encerramento de suas atividades. Esta é a previsão do inc. XIX do art.5 º da CF/88: "as associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caos, o transito em julgado".

    - alternativa B: errada. A dissolução compulsória de uma associação é feita por decisão judicial transitada em julgado, como indica o art. 5º, XIX da CF/88. A dissolução da associação por deliberação dos seus associados é a possibilidade de encerramento das atividades da entidade pela vontade dos integrantes, não sendo, portanto, uma dissolução compulsória.

    - alternativa C: errada. A dissolução compulsória de uma associação só pode ser determinada por decisão judicial transitada em julgado, como indica o art. 5º, XIX da CF/88.

    - alternativa D: errada. A dissolução por deliberação dos moradores seria uma possibilidade de encerramento das atividades da associação de forma "não compulsória", visto que seria feita de acordo com a vontade deles. A dissolução compulsória (obrigatória, contra a vontade dos integrantes) é feita após decisão judicial transitada em julgado. Veja o art. 5º, XIX da CF/88.

    - alternativa E: errada. Apenas uma decisão judicial pode determinar a dissolução compulsória de uma associação e o encerramento das atividades da entidade só ocorrerá após o trânsito em julgado da decisão judicial em questão. Veja o art. 5º, XIX da CF/88.

    Gabarito: a resposta é a LETRA A.