SóProvas


ID
5104927
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Um paciente de 68 anos de idade está na terceira internação hospitalar em um intervalo de dois anos. É coinfectado por vírus da imunodeficiência humana (HIV) e por vírus da hepatite C (VHC) há cerca de 20 anos. Não utiliza, de forma efetiva, as medicações prescritas pelo médico infectologista. Apresenta quadro de pneumonia pneumocócica e sarcoma de Kaposi. Ao exame físico, demonstra atrofia muscular em membros inferiores e na região temporal, além de pouca reserva adiposa. Ainda assim, refere apetite regular. Está em cuidados paliativos.

A respeito desse caso clínico e com base nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.  

A fim de se evitar a piora da desnutrição, deverá ser iniciada a terapia nutricional o mais breve possível, preferencialmente por via enteral.

Alternativas
Comentários
  • Tendo em vista o impacto do estado nutricional sobre a morbimortalidade, o início da terapia nutricional deve ser precoce (...). Caso o paciente não apresente problemas que impeçam a utilização da via oral, esta deve ser a via de escolha para a alimentação. É aconselhável usar suplementos orais em adição à alimentação normal e ao aconselhamento nutricional, a fim de aumentar a ingestão energética e proteica para promover ganho ponderal (...).

    Para pacientes em cuidados paliativos, o objetivo da terapia nutricional é oferecer conforto e aliviar sintomas e somente deve ser implementada se houver concordância entre a equipe de saúde, o paciente e seus cuidadores (CUPPARI, 2019, p. 344)

  • Puxando pra de fato o que a questão, não necessidade de se priorizar TNE ao invés de TNO. Visto que no caso clínico o paciente não apresenta nenhum problema de TGI, na boca ou diversos problemas que podem ser relacionados ao tratamento do HIV. VIA ORAL SEMPRE VAI SER A VIA PREFERENCIAL DE ACORDO COM O PARAMETROS DO PCT.

  • Diretrizes BRASPEN de terapia nutricional no paciente grave (2018): Nutrição e hidratação artificial NÃO são obrigatórias em caso de cuidados paliativos, a decisão deve ser baseada na experiência clínica, comunicação eficiente com o paciente, família e conduta compartilhada, respeitando a autonomia e a dignidade do paciente.

  • A terapia nutricional artificial também está indicada nos casos de perda de peso superior a 5% em 3 meses ou perda de MCC maior do que 5% em 3 meses ou naqueles pacientes com IMC inferior a 18,5 kg/m2. GEB: Harris Benedict FI: 1-1,75