RESUMÃO DOS 4 MECANISMOS DEFENSIVOS (com relação à nomenclatura há uma grande divergência entre os autores, possuindo vários nomes, como: mecanismo def., resistências, perdas da função do ego, defesas do ego, resistências a adaptação, etc...):
Conforme Goodman existem estes 4:
•INTROJEÇÃO - o introjetor faz o que os outros querem que ele faça;
•PROJEÇÃO - o projetor faz aos outros o que os acusa de lhe fazer;
•CONFLUÊNCIA - aquele que sofre de confluência patológica não sabe quem faz o que a quem (surge uma simbiose entre filho e mãe, no qual ele não consegue emitir opiniões contrários aos outros. Ele age como se fosse um só sujeito, ele e o outro são confluentes.)
•RETRORREFLEXÃO - e o retroflexor faz a si o que queria fazer aos outros. (Ex.: masturbação)
Outros autores elencam mais 3 resistências:
Egotismo (Polster) - Permite evitar o contato direto, desviando a energia de seu objeto primitivo. É uma atitude de fuga, de evitação, manobras inconscientes de diversionismo.
Proflexão (Sylvia Crocker) - Seria uma combinação de projeção e retroflexão: fazer a outro o que gostaríamos que o outro nos fizesse. Por exemplo, faço observações lisonjeiras sobre as roupas dos outros para que se interessem pelas minhas. (Ex.: chupar o mamilo na ato sexual
Egotismo (Goodman) - É um reforço deliberado da fronteira de contato, uma hipertrofia do ego, aliás deliberadamente desenvolvida por diversas terapias, especialmente pela Gestalt. De fato, todo cliente em terapia se interessa muito por si mesmo e por seus próprios problemas, consagrando muitas horas a se auto observar, a se representar ou se encenar, a fazer experiências, a sacrificar tempo e dinheiro em seu próprio desenvolvimento e bem estar: é efetivamente um período de egotismo ou egocentrismo... e as famílias dos clientes em terapia não deixam de se queixar!
Essas resistência afetam a fronteira de contato estabelecida entre o sujeito e o meio, formando inúmeras gestalts inacabadas, perturbações internas ou externas ao sujeito, que não permitem o desabrochar do self. Outra coisa, a questão usou "dessensibilização" no item, eu não sei da onde que ela tirou isso, até onde eu sei pertence a AC. kkkkkkk
FONTE: Uma Terapia de Contato (GINGER; GINGER, 1995)
ITEM D