SóProvas


ID
5105965
Banca
Quadrix
Órgão
CRECI - 14ª Região (MS)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

O agente público deve pautar seu comportamento na legalidade, na impessoalidade, na moralidade, na publicidade e na eficiência, de modo a espelhar os anseios sociais. Considerando essa informação, julgue o item acerca da ética no serviço público.


Os atos administrativos podem expressar a vontade individual exteriorizada pelo agente público, em decorrência do princípio constitucional da moralidade.

Alternativas
Comentários
  • Não podem expressar a vontade pública, porque os atos não são são agente e sim do Estado. Teoria do órgão.

  • Gabarito: ERRADO

    Na verdade é justamente o contrário do que diz a questão: é por causa do princípio da moralidade (e impessoalidade) que o agente público não pode expressar sua vontade individual por meio dos atos administrativos.

  • Das Regras Deontológicas

    VII - Salvo os casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar.

  • III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

  • ERRADO

    Os atos administrativos são sempre praticados em nome do ente federativo, não de forma individual, e devem sempre visar o interesse público, coletivo. Na prática não é assim, infelizmente, é tudo pessoal.

  • O Decreto n.° 1.171, de 22 de junho de 1994, aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. Para responder a questão o aluno precisa saber as Regras Deontológicas previstas na Seção I do Capítulo I do referido código.

    A terceira regra diz que: “a moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo". (grifo nosso.)

    Desta forma, é possível identificar que a afirmativa do enunciado está errada, visto que para que a finalidade seja o bem comum, os atos administrativos não devem expressar a vontade individual do servidor público.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • Atos Administrativos = Toda Manifestação Unilateral de Vontade da Administração Pública.

    • Com qual objetivo?

    Resguardar, adquirir, modificar, extinguir e declarar direitos ou impor obrigações aos administrados ou a si própria

    Como é exteriorizada essa Manifestação de Vontade ?

    • Maneira Direta

    exemplo: ordem de parada feito por um Agente Público com devida Competência, em uma blitz.

    • Maneira Indireta

    exemplo: Sinal de Trânsito fica vermelho obrigando o motorista a parar o veículo.

    Você é o único representante dos seus sonhos na face da Terra, se isso não fizer você correr chapa....eu não sei o que vai. -Emicida