Acidentes de trânsito é tema latente em qualquer debate sobre segurança no trânsito. Os acidentes de trânsito derivam de três causas fundamentais: humano, veicular e vias. Quando falamos do fator humano estamos abordando condutas como excesso de velocidade, embriaguez, desrespeito às normas de trânsito, falta de atenção.
Já o fator veículo contribui para os acidentes quando deixamos de fazer a manutenção regular, como, por exemplo, pneus em mau estado, luzes de sinalização inoperante, equipamentos obrigatórios defeituosos. E por derradeiro, temos o fator via com seu estado de conservação, as condições da sinalização, falta de acostamento etc.
Pois bem, um estudo realizado pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação demonstrou que em 53,7% dos acidentes a causa é a imprudência dos motoristas. De acordo com os dados apresentados, 30,3% ocorrem por infração das leis de trânsito, enquanto 23,4% indicam falta de atenção do condutor. Portanto, “falha humana” é a principal causa dos acidentes nas estradas e ruas brasileiras. (Fonte: Estadão)
Gabarito da questão - Letra B