Gabarito: C
A pouco mais de quatro meses desde o surgimento das primeiras manchas de óleo no litoral do país, o número de localidades atingidas soma ao menos 900 pontos em todos os nove estados do Nordeste, além do Espírito Santo e Rio de Janeiro. No domingo (8), o número divulgado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), foi revisado. Na sexta-feira (6), a organização registrava 903 pontos com registros da poluição.
As manchas estão ficando menores. Até a última atualização dos registros, ao menos 543 localidades tiveram uma contaminação inferior a 10% da área atingida, o que o Ibama considera como vestígios esparsos. Manchas maiores apareceram em 24 localidades, a metade delas concentrada no litoral baiano.
Bahia, Alagoas e Espírito Santo são os estados que tiveram o maior número de registros de contaminação. Foram 342 localidades afetadas na Bahia, 115 em Alagoas e 104 no Espírito Santo, este que foi um dos últimos estados a ser atingido pela contaminação, no início de novembro.
Fonte: https://g1.globo.com/natureza/desastre-ambiental-petroleo-praias/noticia/2019/12/07/mais-de-900-localidades-foram-atingidas-por-manchas-de-oleo-no-litoral-brasileiro-diz-ibama.ghtml