SóProvas


ID
5108209
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. O artigo 20 da lei nº 8.429, de 1992, determina que a perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos só se efetivam com o trânsito em julgado da sentença condenatória. De acordo com esse instrumento legal, a autoridade judicial ou administrativa competente poderá determinar o afastamento do agente público do exercício do cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração, quando a medida se fizer necessária à instrução processual.

II. Exercer comércio ou participar de sociedade comercial, seja como acionista, cotista, administrador ou comanditário, é uma falta administrativa, punível com a pena de demissão do servidor, a bem do serviço público, conforme prevê o artigo 5º da lei nº 8.027, de 1990.

III. O artigo 20 da Lei Federal nº 10.180, de 2001, atribui ao Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal a finalidade de comprovar a legalidade e avaliar a eficácia e a eficiência dos resultados da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e nas entidades da Administração Pública Federal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    I - Correto

    Art. 20, da Lei de Improbidade: "Art. 20. A perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos só se efetivam com o trânsito em julgado da sentença condenatória.

    Parágrafo único. A autoridade judicial ou administrativa competente poderá determinar o afastamento do agente público do exercício do cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração, quando a medida se fizer necessária à instrução processual."

    II - Incorreto

    Art. 5º, II, da Lei nº 8.027/90: "Art. 5º São faltas administrativas, puníveis com a pena de demissão, a bem do serviço público:

    II - exercer comércio ou participar de sociedade comercial, exceto como acionista, cotista ou comanditário;"

    III - Correto

    Art. 20 da Lei nº 10.180/01: "Art. 20. O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal tem as seguintes finalidades:

    II - comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e nas entidades da Administração Pública Federal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado;"

  • A questão é multidisciplinar e exige conhecimento acerca das Leis nº 8.429/1992 (Lei de Improbidade Administrativa - LIA), nº 8.027/90 (Normas de conduta dos servidores públicos civis da União) e n. 10.180/01 (Sistemas de Planejamento e de Orçamento Federal) e pede ao candidato que julgue os itens que seguem. Vejamos:

    I. O artigo 20 da lei nº 8.429, de 1992, determina que a perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos só se efetivam com o trânsito em julgado da sentença condenatória. De acordo com esse instrumento legal, a autoridade judicial ou administrativa competente poderá determinar o afastamento do agente público do exercício do cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração, quando a medida se fizer necessária à instrução processual.

    Correto, nos termos do art. 20 e parágrafo único, LIA: Art. 20. A perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos só se efetivam com o trânsito em julgado da sentença condenatória. Parágrafo único. A autoridade judicial ou administrativa competente poderá determinar o afastamento do agente público do exercício do cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração, quando a medida se fizer necessária à instrução processual.

    II. Exercer comércio ou participar de sociedade comercial, seja como acionista, cotista, administrador ou comanditário, é uma falta administrativa, punível com a pena de demissão do servidor, a bem do serviço público, conforme prevê o artigo 5º da lei nº 8.027, de 1990.

    Errado. É possível que o servidor público participe de sociedade na qualidade de acionista, cotista ou comendatário, nos termos do art.5º, II, da Lei n. 8.027/90: Art. 5º São faltas administrativas, puníveis com a pena de demissão, a bem do serviço público: II - exercer comércio ou participar de sociedade comercial, exceto como acionista, cotista ou comanditário;

    III. O artigo 20 da Lei Federal nº 10.180, de 2001, atribui ao Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal a finalidade de comprovar a legalidade e avaliar a eficácia e a eficiência dos resultados da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e nas entidades da Administração Pública Federal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado.

    Correto, nos termos do art. 20, II, da Lei n. 10.180/01: Art. 20. O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal tem as seguintes finalidades: II - comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e nas entidades da Administração Pública Federal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado;

    Portanto, apenas os itens I e III estão corretos.

    Gabarito: C

  • A questão indicada está relacionada com o Direito Administrativo.

     

    I – CERTO. Com base no artigo 20, Parágrafo único, da Lei nº 8.429 de 1992 – literalidade da lei – “a autoridade judicial ou administrativa competente poderá determinar o afastamento do agente público do exercício do cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração, quando a medida se fizer necessária à instrução processual".

    II – ERRADO. De acordo com o artigo 5º, Inciso II, da Lei nº 8.027 de 1990 – literalidade da lei – “exercer comércio ou participar de sociedade comercial, exceto como acionista, cotista ou comanditário".


     

    III – CERTO. Com base no artigo 74, Inciso II, da Constituição Federal de 1988 - literalidade da lei -, o Poder Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de maneira integrada, sistema de controle interno com a finalidade de: “comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da administração federal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado".

    Diante do exposto, percebe-se que duas afirmativas estão CORRETAS.


     

    Gabarito do Professor: C) 

  • A resposta para o item III está aqui:

    Art. 20. O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal tem as seguintes finalidades:

    I - avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União;

    II - comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e nas entidades da Administração Pública Federal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado;

    III - exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da União;

    IV - apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional.