SóProvas


ID
5109739
Banca
Quadrix
Órgão
CRB-1
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

            “Desmatador  não  faz  home  office”,  alerta  o  biólogo  Paulo  Moutinho,  que  é  cientista  sênior  do  Instituto  de  Pesquisa  Ambiental  da  Amazônia  (Ipam);  ele  diz  que  ações  ilegais  avançam  na  floresta  enquanto  o  governo  reduz  operações durante a pandemia do coronavírus. 

Internet: <https://epoca.globo.com> (com adaptações).


Tendo  o  texto  acima  apenas  como  referência  inicial  e  refletindo sobre temas correlatos, julgue o item.

A afirmação do biólogo Paulo Moutinho é confirmada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que detectou aumento do desmatamento na Amazônia no último mês de março, em comparação com março de 2019.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo.

    Ele diz que ações ilegais avançam na floresta enquanto o governo reduz operações durante a pandemia do coronavírus.

    - Portanto, houve um aumento do desmatamento na Amazônia em Mar/2020, em comparação com Mar/2019.

  • A quantidade de áreas de cobertura vegetacional original no Brasil ainda é tão grande que essa grande massa de floresta é capaz de atuar na regulação de fenômenos climáticos em escala global. Devido a isso o desmatamento no Brasil é processo acompanhado por cientistas de todo o mundo e amplamente criticado, sendo o país frequentemente alvo de sanções internacionais por deixar isto ocorrer de forma descontrolada. O texto associado aborda o aumento do desmatamento na Amazônia durante a pandemia de corona vírus. 

    Análise do item:

    O INPE é instituição de prestígio internacional que segue protocolos de pesquisa consagrados em todo o mundo e que realiza seu trabalho com técnica e comprometimento comprovados pela comunidade científica do Brasil e do mundo. Quando esta instituição afirma que o desmatamento aumentou cientistas de todo o mundo possuem formas de conhecer como foram atingidos seus resultados e confirma-los.     
    Gabarito do Professor: CERTO.