SóProvas


ID
5109853
Banca
Quadrix
Órgão
CRB-1
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca de biblioteconomia, ciência da informação e gestão da informação e do conhecimento, julgue o item.

Em um sistema de informação, dados são sinais de eventos e atividades humanas rotineiras, com pouco valor agregado.

Alternativas
Comentários
  • Esta questão aborda conceitos comuns da Ciências da Informação. 

    É importante que o candidato tenha em mente as diferenças existentes entre dados e informação. 

    A concepção mais comum é a de que os dados são informações não tratadas. São registros que não receberam significado por meio de qualquer análise, sendo considerados a matéria prima da informação.  

    O dado se transforma em informação a partir de sua contextualização, interpretação ou abordagem crítica dentro de um sistema. Logo, a informação é o dado com sentido, significado. 

    A assertiva expressa corretamente o significado dos dados dentro de um sistema de informação. Nestes casos, um dado é um registro de alguma atividade com valores informacionais muito baixos, mas que, ao ser agregado de valor por meio de análise, interpretação e contextualização, se transforma em informação, que por sua vez possui maior valor agregado. 

    Gabarito do Professor: CERTO .

  • Para os não assinantes - Gab. Certo.

  • De acordo com Robredo (2003 apud OLIVEIRA, 1997, p.34)

    "Dado é qualquer elemento identificado em sua forma bruta que por si só não conduz a uma compreensão de determinado fato ou situação"

    Informação é o dado trabalhado que permite (...) tomar decisões.

    ROBREDO, Jaime. Da ciência da informação revisitada aos sistemas humanos de informação. Brasília, DF: Editora Thesaurus, 2003.

    Para Davenport (1998, p.19), dados são elementos brutos, sem significado, desvinculados da realidade; correspondem a “observações sobre o estado do mundo”, são símbolos e imagens que não dissipam nossas incertezas.

    DAVENPORT, T. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo: Futura, 1998.