Conforme Arellano (2001, p. 10):
[...]. A infra-estrutura para suportar o sistema inclui acordos de operacionalidade, descrições dos serviços e do software usado no acompanhamento e gerenciamento da rotina de perguntas e respostas, assim como a Library of Congress está construindo bases de dados com o perfil dos usuários e bases para as perguntas e respostas mais comuns (em parceria com a OCLC - Online Computer Library Center).
Gab. Certo
ARELLANO, Miguel Ángel Márdero. Serviços de referência virtual. Ciência da informação, Brasília, v. 30, n. 2, p. 7-15, maio/ago. 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v30n2/6206.pdf
Esta questão cobra do candidato conhecimentos específicos sobre os processos do serviço de referência.
Com a popularização da Internet e das tecnologias de comunicação, os serviços de referência em bibliotecas e centros de informação têm oferecido seus serviços também em ambiente virtual.
Nestes serviços, o usuário pode ser atendido remotamente em tempo real ou não, proporcionando maior atendimento pela biblioteca e economizando tempo com deslocamento por parte do usuário. O atendimento virtual pode ser por meio do sistema da biblioteca – desde que possua ambiente de atendimento – por e-mail, chat ou páginas de perguntas frequentes.
Para a garantia do atendimento remoto, o serviço de referência virtual depende da estruturação de acordos de operacionalidade, descrição do software usado no gerenciamento da rotina de perguntas e respostas, indicados corretamente na assertiva.
Este padrão de requisitos foi desenvolvido pela Library of Congress na iniciativa CDRS – Collaborative Digital Reference Service em 2003.
Gabarito do Professor: CERTO.