Conforme Weitzel (2013, p. 59):
De acordo com a IFLA, Conspectus significa: uma visão geral ou e resumo da profundidade da coleção e da organização das coleções por matéria, por sistema de classificação ou por combinação de ambos. O Conspectus inclui também códigos padronizados para os níveis de coleção e idiomas dos materiais adquiridos (IFLA, 2001, p. 5).
Gab. Certo
WEITZEL, Simone da Rocha. Elaboração de uma política de desenvolvimento de coleções em bibliotecas universitárias. 2.ed. Rio de Janeiro: Interciência; Niterói: Intertexto, 2013.
Esta questão aborda instrumentos e técnicas usados no desenvolvimento de coleções em bibliotecas.
A metodologia Conspectus desenvolvida pela Library of Congress no fim da década de 1970 tem como proposta identificar os níveis de profundidade de uma coleção em cada área a ser avaliada.
Nesta metodologia, a coleção avaliada é classificada em uma escala de profundidade utilizada para identificar os pontos fracos e fortes do acervo em níveis macro e/ou micro.
A Conspectus pode ser aplicada em uma área de coleção ou na coleção como um todo, resultando em indicadores que podem orientar as atividades de aquisição, desbastamento e descarte da coleção.
Gabarito do Professor: CERTO.