Coforme Cassares (2000, p. 13-24):
Os fatores de degradação possuem estreita ligação entre si, o que, em muitos casos, toma proporções devastadoras no processo de deterioração. Os efeitos nocivos causados pelos agentes de deterioração são classificados em fatores ambientais, fatores biológicos, intervenções impróprias, agentes biológicos, furtos e vandalismo.
As intervenções são todos os procedimentos de conservação realizados em uma coleção de documentos, objetivando a melhoria de seu estado de degradação. São divididas da seguinte forma:
- A preservação: conjunto de medidas e estratégias de ordem administrativa, política e operacional que contribuem direta ou indiretamente para a preservação da integridade dos materiais.
- A conservação: conjunto de ações estabilizadoras que visam desacelerar o processo de degradação de documentos ou objetos, por meio de controle ambiental e de tratamentos específicos (higienização, reparos e acondicionamento).
- A restauração: conjunto de medidas que objetivam a estabiblizarção ou a reversão de danos físicos ou químicos de modo a não comprometer sua integridade e caráter histórico. Os procedimentos são individuais, o que exige seleção e treinamento de pessoal, custo elevado e de longa duração.
Gab. Errado
CASSARES, N. C. Como fazer conservação preventiva em arquivos e bibliotecas. São Paulo: Arquivo do Estado e Imprensa Oficial, 2000.
Esta questão cobra do candidato conhecimento sobre conceitos relacionados aos processos de preservação, conservação e restauração de documentos.
A higienização de documentos compreende um processo ligado a conservação dos documentos. A conservação de documentos envolve a adoção de medidas que buscam estabilizar e desacelerar a degradação natural dos documentos.
O tratamento de infestações por agentes biológicos de degradação de acervos, mencionado incorretamente na assertiva como higienização, está ligado a preservação do acervo.
Gabarito do Professor: ERRADO.