SóProvas


ID
5110138
Banca
Quadrix
Órgão
CRECI - 14ª Região (MS)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com relação às normas sobre os procedimentos a serem observados pela União, pelos estados, pelo Distrito Federal e pelos municípios, com o fim de garantir o acesso às informações previstas na Constituição Federal e nas demais normas do ordenamento jurídico, julgue o item.


Caso seja negado o acesso à informação por órgão do Poder Executivo Federal, o requerente só poderá recorrer à Controladoria-Geral da União após ter submetido o recurso à apreciação de pelo menos uma autoridade hierarquicamente superior àquela que exarou a decisão impugnada.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito da questão Certo

  • Gabarito Certo

    Base legal: Lei 12.527

    Art. 16. Negado o acesso a informação pelos órgãos ou entidades do Poder Executivo Federal, o requerente poderá recorrer à Controladoria-Geral da União, que deliberará no prazo de 5 (cinco) dias se:

    I - o acesso à informação não classificada como sigilosa for negado;

    II - a decisão de negativa de acesso à informação total ou parcialmente classificada como sigilosa não indicar a autoridade classificadora ou a hierarquicamente superior a quem possa ser dirigido pedido de acesso ou desclassificação;

    III - os procedimentos de classificação de informação sigilosa estabelecidos nesta Lei não tiverem sido observados; e

    IV - estiverem sendo descumpridos prazos ou outros procedimentos previstos nesta Lei.

    § 1º O recurso previsto neste artigo somente poderá ser dirigido à Controladoria-Geral da União depois de submetido à apreciação de pelo menos uma autoridade hierarquicamente superior àquela que exarou a decisão impugnada, que deliberará no prazo de 5 (cinco) dias.

  • GABARITO CERTO

    Art. 15. No caso de indeferimento de acesso a informações ou às razões da negativa do acesso, poderá o interessado interpor recurso contra a decisão no prazo de 10 (dez) dias a contar da sua ciência.

    Parágrafo único. O recurso será dirigido à autoridade hierarquicamente superior à que exarou a decisão impugnada, que deverá se manifestar no prazo de 5 (cinco) dias.

    Art. 16. Negado o acesso a informação pelos órgãos ou entidades do Poder Executivo Federal, o requerente poderá recorrer à Controladoria-Geral da União

  • CERTO

    Como funcionam as instâncias recursais

    Pedido de Acesso à Informação Autoridades Superior - CGU - CRMI

    Pedido de Desclassificação info. Reservada Autoridades Superior - Ministro

    Pedido de Desclassificação info. Secreta e Ultrassecreta Autoridades Superior - Ministro - CRMI

  • Vale lembrar:

    Negado o acesso à informação, a parte interessada recorre na seguinte sequência:

    1. autoridade hierarquicamente superior
    2. Controladoria-Geral da União
    3. Comissão mista de avaliação (última instância para exame de recursos)

    O prazo para recorrer é de 10 dias  a contar da ciência da negativa do acesso à informação.

  • Gabarito Certo

    • Recursos no pedido:

    de acessoAutoridade Superior | CGU | CMRI

    de desclassificação de info. reservadaAutoridade Superior | Ministro

    de desclassificação de info. secreta ou ultrassecretaAutoridade Superior | Ministro | CMRI

  • O art. 16 da Lei nº 12.527/2011 assevera que, após a negativa ao acesso à informação pelos órgãos ou entidades do Poder Executivo Federal, nas hipóteses legais, o requerente tem a possibilidade de recorrer à Controladoria-Geral da União, que vai deliberar em cinco dias. Já o parágrafo primeiro diz que “O recurso previsto neste artigo somente poderá ser dirigido à CGU (Controladoria-Geral da União) depois de submetido à apreciação de pelo menos uma autoridade hierarquicamente superior àquela que exarou a decisão impugnada, que deliberará no prazo de 5 (cinco) dias". Pronto, já sabemos que o item está certo. Para fins de conhecimento, a norma também diz que, após analisada a procedência das razões do recurso, a CGU fará a determinação ao órgão ou entidade para que tome as providências para o cumprimento da Lei nº 12.527/2011.

    Resposta: CERTO