-
A preferência é do USUÁRIO.
GAB B
-
Nuvem privada: recursos disponíveis exclusivamente a uma entidade, empresa ou organização. Há gastos com compra, gerenciamento e manutenção de hardware local e infraestrutura
Nuvem pública: serviços oferecidos à internet pública, disponibilizados a qualquer pessoa que queira usufrui-los ou comprá-los. Ex: iCloud, Google Drive, OneDrive.
Nuvem híbrida: conjuga recursos da nuvem privada e pública. Há implementação de duas estruturas, sendo a privada mais comumente utilizada para armazenagem de dados sensíveis ou sigilosos, ao passo que a pública fica disponível a uma gama maior de usuários.
Nuvem comunitária: nuvem compartilhada por duas ou mais entidades ou organizações e de uso exclusivo dessas.
Nuvem HPC: reúne serviços e infraestrutura computacionais para executar aplicações de alta performance (High Performance Computing Cloud - HPC Cloud).
Multicloud: disponibilização unificada de diversos tipos serviços em nuvem, a fim de prover opções de serviços a comunidades com demandas diversas.
-
A nuvem comunitária se difere da pública devido ao fato de a primeira ser relacionada à empresas e um grupo de pessoas, já a última está relacionada com o público em geral, qualquer usuário.
-
GABARITO B
Computação em Nuvem
É a forma de utilizar memória computacional, software e local de armazenamento de arquivos em computadores interligados à internet, podendo esses arquivos ser acessados de qualquer lugar do mundo conectado a esta rede.
Com este conceito o usuário acessa os programas e recursos remotamente nestes servidores, utilizando qualquer computador ou dispositivo conectado à internet.
A nuvem representa diversos computadores interligados trabalhando de modo colaborativo, inclusive aqueles que possuam sistemas operacionais diferentes.
A computação em nuvem é constituída de várias tecnologias e formada por um conjunto de servidores físicos e virtuais interligados em rede.
Nuvem Privada: modelo de implantação de nuvem construído para uma única empresa, organização, instituição ou usuário.
Nuvem Pública: modelo de implantação de nuvem construído para atender diversas empresas, organizações ou público em geral.
Nuvem Híbrida: modelo de implantação de nuvem onde uma parte do uso de recursos de nuvem é particular e outra parte destes recursos são alocados em sistemas de nuvem pública
Nuvem Comunitária: é compartilhada por várias organizações que partilham interesses como a missão, requisitos de segurança, políticas, entre outros. Pode ser administrada pelas próprias organizações ou por um terceiro e pode existir no ambiente da empresa ou fora dele.
-
CLOUD COMPUTING
Pode-se dizer que a computação na nuvem é uma forma de evolução do conceito de Mainframes(são os data centers antigos e gigantes). A computação em nuvem é constituída de várias tecnologias e formada por um conjunto de servidores físicos e virtuais interligados em rede.
Nuvem Privada
Nuvem que pode ser acessada por um grupo exclusivo e restrito de pessoas de uma organização
Consiste em usar a tecnologia de serviços na nuvem em uma Intranet. Desse modo, o serviço fica sob o controle total da empresa
Nuvem Comunitária
Trata-se de nuvem exclusiva e restrita para grupos que possuam preocupações em comum.
A nuvem comunitária funciona de forma semelhante à nuvem pública, mas com um número de usuários reduzido. Nesta abordagem, diferentes empresas, com objetivos em comum, fazem a contratação de uma única infraestrutura de Cloud Computing privada para uso comunitário.
A cloud híbrida é caracterizada na situação em que duas clouds, uma privada e uma pública, estejam em comunicação e compartilhem recursos. CERTO
Infraestrutura privada para uso exclusivo de uma comunidade com interesses comuns.Ex: cooperativas, seguradores, instituições de segurança…
IaaS - Infrastructure as a Service ou Infraestrutura como Serviço: diz respeito aos serviços oferecidos na camada de infraestrutura. Esses serviços incluem servidores, sistemas de armazenamento, roteadores e outros sistemas que são agrupados e padronizados a fim de serem disponibilizados pela rede.
Ex.: Google Docs, Microsoft SharePoint Online, Office 365.
(cespe)Na computação em nuvem (cloud computing), que mudou a visão de pessoas físicas e jurídicas acerca de recursos de tecnologia da informação, o modelo que oferece um ambiente sob demanda para desenvolvimento, teste e gerenciamento de aplicações de software é denominado infraestrutura como serviço (IaaS).
(ERRADO)
O modelo PaaS oferece uma plataforma para desenvolvimento, teste e gerenciamento de aplicações. É voltado para desenvolvedores.
O SAAS, modelo de uso da computação em nuvem em que um aplicativo é acessado, via Internet, em um sítio diferente daquele do cliente, apresenta como vantagem para o cliente a não exigência de licença de uso. Não existe, realmente, a exigência de uma licença para usar o software como nos programas tradicionais, onde o usuário paga um valor e pode utilizar o software por tempo indeterminado. Nos casos envolvendo SAAS, o interessado paga uma quantia enquanto estiver utilizando o programa.