SóProvas


ID
5112742
Banca
EDUCA
Órgão
Prefeitura de Cabedelo - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o texto abaixo e responda:


Comenta Celso Furtado que “a ocupação econômica das terras americanas constitui um episódio da expansão comercial da Europa” (1971, p. 5). Pode-se dizer que algo de similar aconteceu por ocasião do processo de independência das antigas colônias ibéricas no Novo Mundo, ocorrido nas primeiras décadas do Séc. XIX. Este processo foi decorrente do surgimento e do rápido desenvolvimento do capitalismo industrial na Europa – mormente na Inglaterra – a partir de meados do Séc. XVIII. Em apenas algumas décadas, a proliferação das novas relações de produção, impulsionadas pelo surgimento do sistema fabril e do trabalho assalariado, tornou inteiramente obsoleto o sistema colonial que reinou entre os Sécs. XVI e XVIII, fundado no trabalho escravo e no monopólio comercial das metrópoles sobre as colônias.

Os Impérios coloniais ibéricos fundados puramente no monopólio, achavam-se por isso condenados, a independência e a formação dos Estados nacionais na América Portuguesa e na América Espanhola, embora ocorridas na mesma época e produto da mesma situação estrutural, seguiram cursos extremamente diferenciados. No Brasil, a unidade política e territorial foi mantida após a independência, Marcos Kaplan observou: “Somente o Brasil conserva a unidade herdada da colônia e mantida pelo Império independente” (Kaplan, 1974, p. 115).


Considerando a construção do Estado Nacional Brasileiro, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Mais o México por um pequeno período também não foi império?

  •  ✅ LETRA "C"

    Vale ressaltar que Emília Viotti da Costa em sua obra da monarquia á república menciona que há uma falta percepção do "nacionalismo brasileiro" na formação do estado independente.

    É correto dizer que o que manteve a unidade territorial brasileira foi o medo do retorno ao antigo regime bem como o sentimento anti-lusitano em comum.

    Havia uma luta racial também envolvida no processo de independência do Brasil entre os "mestiços" e os "branquinhos do reino" como eram muitas das vezes chamados os portugueses favoráveis a manutenção do regime colonial.