-
A monocultura visa à exportação
No passado : cana-de-açúcar
No presente: Soja
Monocultura refere-se ao plantio de uma única cultura realizada, comumente,em latifúndios (propriedades rurais de grande extensão exploradas por meio de técnicas de baixa produtividade).
- Retirada da cobertura vegetal.
- Preparo do solo para plantio.
- Cultivo de um único produto diversas vezes na mesma área.
- Uso elevado de agrotóxicos.
-
Gabarito: Letra (C)
A monocultura é um sistema de exploração agrícola, que chamamos de produção ou cultura agrícola de apenas um tipo de produto. Está associada aos latifúndios, grandes extensões de terras.
________
Bons Estudos.
-
Fui na alternativa C , porém pra mim essa parte está esquisita:
agroalimentar no qual o ciclo biológico impõe limites à organização técnica da produção.
Hoje em dia, com o emprego de técnicas transgênicas , é possível ter a colheita de determinado produto quase o ano todo, o avanço do agronegócio possibilitou a correção de solos, modificação de sementes, etc... O ciclo biológico não é "tão limitador " assim às técnicas de produção...
-
Acertei, porém discordo.
Monocultura não impõe limite, visto que ela tem uso elevado de agrotóxico.
Se alguém poder me ajudar, fico agradecido.
-
Questão mal elaborada. todas as alternativas estão erradas ,.porém segundo o gabarito é a letra C .
pensamos bem ... onde é que na monocultura o ciclo biológico impõe limites ? nada disso , pois além de ter uso indiscriminado de agrotóxicos têm também a imposição dos transgênicos qur visam deixar as plantas mais fortes ,.produzir mais e menos "pragas".
-
Para quem está cético em relação ao gabarito, eu considero o seguinte. Não é possível controlar a pluviosidade de uma região climática, por exemplo. O meio ambiente deve impor limites sempre. Podemos superar alguns, mas sempre haverá limites. Nem com a melhor tecnologia do mundo, EUA nunca vai poder plantar soja no inverno.
-
Minha interpretação da questão: Toda cultura possui um ciclo biológico que vai desde o plantio, ao desenvolvimento da planta e finalmente à colheita. Portanto, em um plantio monocultor o ciclo biológico da planta impõe limites sim à produção, uma vez que independentemente de quanta tecnologia você empregue na produção, a planta precisará passar por todas as etapas de seu ciclo biológico.
-
Questão um pouco confusa mas dá pra acertar por eliminação das alternativas absurdas ou incoerentes com a realidade
Ainda se considerando o texto 12A1-I, é correto afirmar que, na análise da sustentabilidade ambiental, a monocultura é um sistema
A) de plantio que valoriza a diversidade social, cultural e natural do campo (erradíssimo, a monocultura foca na produção em larga escala de um só tipo de cultura. Ex: monocultivo de soja. Eliminando ou negligenciando a diversidade natural de espécies e linhagens que não tem valor comercial e consequentemente eliminando tbm o fator social e cultural envolvido)
B) de cultura que supre as necessidades dos trabalhadores agrícolas (Errado, a monocultura não supre as necessidades de trabalhadores agrícolas nem do mercado interno, visto que seu objetivo maior é a exportação para abastecer o mercado externo)
C) agroalimentar no qual o ciclo biológico impõe limites à organização técnica da produção (certo, mesmo com todo o avanço da tecnologia no campo, insumos químicos, transgênicos etc, o ciclo biológico da espécie entendido como, a série de mudanças pelas quais os indivíduos de uma mesma espécie passam desde o nascimento até a morte, vão impor certos limites à organização técnica da produção agrícola. Além disso, a questão do clima e tempo também podem impor limites.)
D) de produção alimentar que confere ao ecossistema do território uma proteção extra (Errado, a monocultura não confere proteção ao ecossistema, pelo contrário, ela demanda de uma grande área que será desmatada, suprime a biodiversidade local e pode causar a exaustão do solo modificando completamente os ecossistemas naturais de forma negativa, dessa forma, não confere proteção alguma)
E) agrícola que impede conflitos pela preservação ambiental (Errado, a monocultura é um sistema agrícola que provoca, instiga e ocasiona conflitos em prol da preservação ambiental, pois há um conflito de interesses envolvido. Ex: conflitos entre ambientalistas e preservacionistas versus grandes ruralistas produtores de commodities)
-
Resumindo: no plantio existem dois lados, o das plantas e o das máquinas. Se fosse só pelas máquinas, teríamos produção infinita, mas as plantas necessitam do tempo delas.
-
A monocultura é um sistema agrícola de cultivar uma determinada região geográfica de acordo com as condições naturais da região, fazenso com.que o avanço tecnológico seja aplicado de maneira organizada no campo e a produção seja em escala industrial
-
A questão acima tem como tema o sistema das monoculturas e suas características e impactos ambientais que são causados no meio ambiente.
Na questão, é solicitado ao candidato que assinale a alternativa correta sobre o modelo de produção. Para isso, é importante que o mesmo compreenda o conceito de monocultura.
A Monocultura é um sistema de produção agrícola que consiste no plantio de uma única cultura realizada, muitas das vezes, em grandes latifúndios. Essa prática é realizada, na maioria das vezes, com fins de exportação para atender as demandas do mercado internacional.
Feita a explicação prévia do que é pedido na questão, somado à conceitualização de Monocultura, vamos analisar as alternativas abaixo:
Letra A - Incorreta, pois a Monocultura, conforme já explicado, é voltada sobretudo para a exportação atendendo as demandas do mercado internacional. Portanto, é uma prática agrícola que visa o lucro e despreza os hábitos culturais, sociais e naturais da agricultura realizada em uma determinada localidade.
Letra B - Incorreta, pois a Monocultura em larga escala visa suprir as demandas do mercado internacional, em que a produção é destinada, em grande parte, para a exportação do país.
Letra C - Correta, pois embora a Monocultura conte com uma elevada quantidade de tecnologia no campo, como máquinas agrícolas, insumos, fertilizantes, agrotóxicos e sementes transgênicas, o desmatamento que é causado para dar origem a essas grandes produções causam um grande desequilíbrio ecológico, em que o solo esgotado se encaminha para um processo de desertificação, o clima pode ser alterado com maiores períodos de estiagem e muitas espécies vegetais e animais perdem seu habitat natural. Desse modo, esses impactos podem comprometer até mesmo a produção, uma vez que um solo esgotado e um clima mais seco afeta drasticamente a rentabilidade desse sistema agrícola, independente ou não da organização técnica da produção.
Letra D - Incorreta, pois a Monocultura, que, na maioria das vezes é produzido em larga escala, só é viável em razão do desmatamento que provoca a remoção da cobertura vegetal. Essa prática predatória, só aumenta a desproteção do ecossistema devastado, uma vez que as espécies vegetais e animais perdem seu habitat natural, o solo se esgota, a poluição do ar aumenta - alterando o microclima do lugar -, e a longo prazo, longas secas podem ocorrer com a devastação contínua do território.
Letra E - Incorreta, pois a prática da Monocultura, que conforme já explanado acima, traz muitos impactos ambientais. Por conta disso, grandes agricultores são constantemente confrontados por conta de sua ganância e descuido com o meio ambiente, causando intensos conflitos e discussões acerca da preservação ou de um uso sustentável da terra.
Gabarito do Professor: Letra C.