SóProvas


ID
5113546
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com relação à vulnerabilidade das águas subterrâneas, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GAB : D

  • No Brasil, há dois grandes e importantes aquíferos: o Guarani, situado no Centro-sul e que se estende por outros países, além do aquífero Alter do Chão, localizado na região Norte.

  • D. Acertei, ok. Mas por que motivo não é a "A"?

  • washington luiz, hoje em dia o AQUÍFERO Alter do Chão convencionou-se chamar de: SISTEMA AQUÍFERO DA AMAZONIA

    fonte: Q1706545

  • A letra C está meio confusa.

    c-o aquífero é um grande reservatório de água, e a redução de sua capacidade produtiva não provoca a drenagem de rios.

    Alguem mais achou?

  • GA: LETRA "D"

    Um aquífero é uma formação ou grupo de formações geológicas que pode armazenar água subterrânea. São rochas porosas e permeáveis, capazes de reter água e de cedê-la. Esses reservatórios móveis aos poucos abastecem rios e poços artesianos. Podem ser utilizadas pelo homem como fonte de água para consumo.

    Um Aquífero é possível ser encontrado subtraindo suas fontes de agua através de poços artesianos construídos pelo ser humano. E se localizam em alguns metros de profundidade a depender da região escavada.

    Portanto: Um aquífero está relacionado à ''diminuição de prejuízos ao ambiente''.

  • A questão acima tem como tema as águas subterrâneas e a questão da sua vulnerabilidade. Na mesma, é solicitado para o candidato que assinale a alternativa correta que fale sobre os impactos ambientais que ocorrem com águas subterrâneas.
    As águas subterrâneas correspondem a qualquer e toda quantidade de água presente abaixo da superfície terrestre. Esse volume de água posiciona-se nos poros (que são espaços vazios), fraturas e falhas das rochas ou até mesmo em espaços maiores, como em cavernas subterrâneas. São recursos naturais importantes, uma vez que eles ajudam no abastecimento hídrico de muitas sociedades.
    Feita a análise prévia da questão, vamos analisar as alternativas abaixo:

    Letra A - Incorreta, pois o rebaixamento dos níveis das águas subterrâneas é realizado a partir execução de obra que visam facilitar a captação, condução e despejo das águas existentes no subsolo. Nesse caso, o fenômeno do Aquecimento Global não tem nada a ver com essa prática.
    Letra B - Incorreta, pois todos os aquíferos são limitados, que se referem a quantidade de água que pode ser armazenado nos poros dos solos, nas fissuras e fendas das rochas. Portanto, há um  limite de água que pode ser armazenado em cada aquífero, influenciando na forma que esse volume  de água é explorado.
    Letra C - Incorreta, pois se a capacidade produtiva dos aquíferos diminui, significa que a exploração do volume de água se reduz, o que contribui de melhor forma para a drenagem e o recarregamento dos rios durante o período de rios.
    Letra D - Correta, pois utilizar de forma sustentável os aquíferos implicam na preservação dos rios, uma vez que essas reservas de água recarregam os rios durante o período de seca, diminuindo os impactos ambientais de rios secos, além de suprir as necessidades socioeconômicas de forma sustentável.
    Letra E - Incorreta, pois se a extração de água dos aquíferos ultrapassarem o seu volume de reposição pode causar o secamento dessa reserva de água, afetando o volume de rios, além de afetar o abastecimento hídrico da sociedade.
    Gabarito do Professor: Letra D.