Considerando o contexto apresentado, assinale a opção que apresenta uma forma sustentável e barata de manter a alta produtividade agrícola.
---> O enunciado requer uma forma sustentável (ou seja, que não prejudique o meio ambiente e principalmente não desgaste o solo possibilitando seu uso no futuro) e barata de manter a alta produtividade agrícola.
A) retirada da vegetação natural para o plantio agrícola nos períodos de seca (errado, pois a alternativa não é sustentável)
B) utilização de equipamentos agrícolas modernos para o plantio mais rápido (errado, pois equipamentos modernos são extremamente caros e onerosos)
C) semeadura diretamente no solo, sem retirar a palhada do plantio anterior (certo, pois além de ser uma alternativa sustentável que mantém as características minerais e nutricionais do solo ainda é barata pois não requer grandes insumos ou máquinas agrícolas)
D) realização de queimadas e aproveitamento das cinzas para novo plantio (errado, pois a queimada apesar de disponibilizar uma camada orgânica que permite o cultivo agrícola em um curto prazo, a longo prazo ela é insustentável pois pode causar exaustão do solo e perda de nutrientes)
E) utilização de pivô central de irrigação para aspergir água em todo o plantio (errado, pois a utilização de pivô de irrigação é uma técnica cara, aliás os sistemas de irrigação por si só constituem a fração mais cara na produção agrícola, ou seja, requer muito investimento)
A questão acima tem como tema a produtividade agrícola do Estado do Paraná, e as formas sustentáveis para manter uma produção volume e com alta rentabilidade.
No enunciado é apresentado um texto que mostra as dificuldades que o estado vem passando para manter a produtividade agrícola em alta. Abaixo é questionado para o candidato qual forma sustentável - que não agrida tanto o meio ambiente - e barata pode ser feita para manter uma produção agrícola robusta e rentável.
Feita a explicação prévia do que é pedido na questão, vamos analisar as alternativas abaixo:
Letra A - Incorreta, pois retirar a cobertura vegetal para dar lugar a um plantio agrícola não é uma prática sustentável, uma vez que a remoção da vegetação pode trazer vários prejuízos ambientais, tais como a erosão, a falta de infiltração de água no solo, a desertificação e a poluição do ar.
Letra B - Incorreta, pois a utilização de equipamentos agrícolas modernos demandam um alto investimento na produção, ou seja, não é uma opção barata. Além disso, o emprego massivo de máquinas agrícolas no solo, pode causar a compactação do mesmo reduzindo a capacidade infiltração de água, e portanto não se constitui como uma prática sustentável.
Letra C - Correta, pois a semeadura diretamente no solo, prática também chamada de Plantio Direto, é uma técnica de produção em que a semente é colocada em um solo não revolvido - sem o reviramento de suas camadas -, utilizando-se uma palhada - que é a matéria orgânica formada pelos restos da plantação anterior - que fornece a matéria orgânica e os nutrientes necessários para o desenvolvimento da produção agrícola. Essa técnica é extremamente eficaz e SUSTENTÁVEL, pois ajuda a reduzir o impacto da chuva na camada superficial do solo, impede o transporte e o arrasto de partículas do solo pela enxurrada, além de agir como obstáculo ao excesso de água que não conseguiu infiltrar no solo. Além disso, é uma técnica barata, já que você não precisa mexer com máquinas agrícolas para revolver o solo.
Letra D - Incorreta, pois a realização de queimadas promove o desmatamento da vegetação que causa erosão, desertificação do solo, ameaça a biodiversidade, além de poluir o ar e alterar o microclima do lugar onde está a produção. Portanto, não é uma prática sustentável.
Letra E - Incorreta, pois a utilização de pivôs centrais para a irrigação de uma lavoura gasta uma grande quantidade de água. Segundo o Levantamento da Agricultura Irrigada por Pivôs Centrais no Brasil, realizado em 2013, um pivô central que opera em um período de 10 horas consome cerca de 2,6 milhões de litros de água, o que corresponde ao consumo hídrico diários de cerca de 13 mil pessoas. Portanto, não é uma prática sustentável.
Gabarito do Professor: Letra C.