SóProvas


ID
5113594
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O comércio internacional é caracterizado por operações comerciais entre países regidas por normas estabelecidas em acordos internacionais. Pode se referir tanto à circulação de bens e de serviços como ao movimento de capitais. O Brasil, que integra a Organização Mundial do Comércio (OMC), em 2019 respondeu por 1,2% das exportações (27.ª posição global) e 1% das importações (28.ª posição global) de mercadorias no mundo.

                                                                        Internet:<mundoeducação.uol.br>(com adaptações).

O fraco desempenho do Brasil no comércio exterior deve-se, entre outros fatores, à

Alternativas
Comentários
  • "....Por conta das políticas externas adotadas pelos governos, o “custo Brasil, composto pelos ‘gargalos’ das exportações, a infraestrutura precária, a carga tributária, o grau de abertura comercial do país e até a falta de profissionais devidamente qualificados para atuar neste segmento” justificavam os fracos resultados apresentados..."

    Leia mais: O Brasil no comércio internacional - Diário do Comércio Em: https://diariodocomercio.com.br/opiniao/o-brasil-no-comercio-internacional

  • É importante lembrar, por exemplo, que 2019 foi o primeiro ano da ‘nova guerra fria’. A guerra comercial entre China e Estados Unidos não pode ser menosprezada. Ela mexeu com estruturas globais muito relevantes como, por exemplo, a desaceleração da indústria alemã.

    Outro fator relevante, que deriva deste primeiro, é o próprio abrandamento da guerra comercial. Em troca da diminuição das tarifas impostas pelos Estados Unidos, a China tem se comprometido a comprar mais produtos básicos do seu oponente nesta disputa. Mais importações dos Estados Unidos, menos importações do Brasil, simples assim.

    https://www.remessaonline.com.br/blog/desafios-para-o-comercio-exterior-brasileiro-em-2020/

  • Vamos escolher, por tudo que é óbvio de atraso no Brasil: Infraestrutura Precária.

  • Fiquei em dúvida entre a letra ( A e B ), acabei errando mas observem que :

    A questão fala de baixo desempenho do Brasil no comercio exterior:

    (A) exportação exclusiva de produtos agrícolas. -> Poderia ser ela caso o brasil não fosse líder nesse setor, logo, não se trata de baixo desempenho.

    (Brasil está entre os líderes em exportação de produtos agropecuários e se mantém no topo do ranking de exportação de produtos como: café, açúcar, etanol de cana-de-açúcar, suco de laranja e complexo de soja (farelo, óleo e grão). Fonte : https://bityli.com/5t6GW

    RESPOSTA CERTA : infraestrutura precária. (B); Conforme, foi exposto pelos comentários anteriores

  • Vale destacar a expressão EXCLUSIVA na alternativa a. Basta lembrar que na maioria das vezes que esta expressão aparece ela vem para nos induzir ao erro. Isso acontece porque ela restringe demais o objeto ou situação retratados.

  • Geopolítica é tema complexo e recorrente. Assim deve ser estudado a partir dos conhecimentos da Geografia Escolar e ser constantemente complementado com a observação atenta do noticiário. Lembrando que o comércio internacional é um importante aspecto da geopolítica internacional, o texto associado aborda notícia sobre a posição do Brasil nas listas de maiores importadores e exportadores do mundo e o enunciado questiona a causa correta do posicionamento ruim do país.  
    A) Predominante não significa exclusiva. Nos últimos anos o país vem reduzindo sua participação de exportações de manufaturados e aumentando as de produtos primários, porém os produtos minerais seguem igualmente importantes na pauta junto aos  agropecuários.
    B) Dentre os fatores apresentados este é o que melhor se relaciona a baixa classificação do Brasil em listas de comércio internacional. A infraestrutura precária encarece as exportações, aumenta o desperdício e a ineficiência dos processos envolvidos. 
    C) Este tipo de exportação segue de grande importância na pauta nacional.

    D) Ainda não é o caso embora já existam projeções deste tipo de problema para um futuro próximo. Para o ano de 2021 a safra já não irá bater o recorde do ano anterior devido a irregularidade nas chuvas.
    E) A agricultura de exportação não depende na fertilidade natural dos solos para a produção sendo a correção química de solos prática corriqueira nesta atividade.

    GABARITO DO PROFESSOR: B

  • infraestrutura precária. O BR não é país pobre atoa: aqui o serviço é de profissional.

  • O Brasil até apresenta com regularidade uma balança comercial com resultados positivos, mas a participação do nosso país no comércio internacional há muito tempo é quase insignificante, ficando em torno de 1% em relação ao total das exportações e importações que acontecem em todo o mundo. A pandemia só veio piorar essa situação, mas isto não pode ser considerado o único motivo pelo qual o país vinha patinando nas últimas décadas neste segmento. A baixa competitividade está ainda associada:

    À alta carga tributária;

    À logística de transportes ineficiente, o que dificulta o escoamento;

    À burocracia.

    Resposta: B