O período da chamada Guerra Fria , que podemos localizar desde 1947 , ano marcado pelos primeiros desentendimentos claros entre os aliados URSS e EUA da segunda guerra, foi um período histórico de equilíbrio na arena internacional. Não deixou de ser, ao menos em parte, um “ equilíbrio pelo terror" mas sempre equilíbrio.
A afirmação parece uma inverdade, em função da “sombra da guerra nuclear" que marcou a época. Mas, o sistema internacional era claramente bipolar, sem que houvesse grande questionamento acerca da hegemonia de EUA e URSS. Além disso, não havia a possibilidade de confronto direto já que ambas , desde 1949, dispunham de arsenal nuclear equivalente.
As guerras são desviadas para as regiões periféricas . Os diferentes lados recebiam apoio e ajuda dos EUA e da URSS. E, na verdade, nem uma nem a outra desviaram-se do que havia sido acordado nas conferências de reordenamento do final da Segunda Grande Guerra, em termos de determinação de áreas de influência. A busca por influência e hegemonia era sempre em áreas não determinadas nas conferências, principalmente o que havia sido acordado em Yalta.
As publicações de Demétrio Magnoli acerca do período em pauta são bastante elucidativas. Uma das opções mostra uma característica da época da Guerra Fria cujo arcabouço desmontou-se com o enfraquecimento da URSS e o crescimento de novos centros de poder na arena internacional. Os dois símbolos do final da Guerra Fria foram a queda do muro de Berlim em 1987 e, o desmonte da URSS em 1991
A) INCORRETA- A consolidação do poder soviético não poderia ser em países capitalistas, na medida em que a URSS preconizava o socialismo. A opção apresenta uma contradição .
B) INCORRETA- Embora houvesse uma rivalidade econômica, não se pode minimizar os gastos militares e o aumento substancial do arsenal nuclear de ambas as superpotências.
C) INCORRETA- O enfrentamento direto entre URSS e EUA, apesar de aliados em ambos os lados, jamais poderia acontecer , como não aconteceu, pois haveria um aniquilamento total . Ambas dispunham de armas nucleares capazes de aniquilar o planeta.
D) INCORRETA- Um sistema internacional de Estados existia bem antes da Guerra Fria e a existência países de ricos e pobres remonta à antiguidade. Não era prerrogativa da Guerra Fria
E) CORRETA- O grande confronto entre URSS e EUA foi por hegemonia política e estratégica, além do confronto sistêmico : economia de mercado com propriedade privada versus economia planificada pelo Estado.
Gabarito do Professor: Letra E.